Oração diária, São João Evangelista - Jo 20,2-8

São João Evangelista – Ano Litúrgico A

27 de dezembro de 2019

ORAÇÃO DO DIA

Senhor Jesus, quero viver a experiência de ser amado por ti, a ponto de toda minha existência ser plasmada e transformada por tua presença em mim.

PRIMEIRA LEITURA: 1Jo 1,1-4

Leitura da Primeira Carta de São João – 1Caríssimos, o que era desde o princípio, o que nós ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram da Palavra da Vida – 2de fato, a Vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós –; 3isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 4Nós vos escrevemos estas coisas para que a nossa alegria fique completa.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 96(97)

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
— Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

— Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito.

— As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória.

— Uma luz já se levanta para os justos, e a alegria, para os retos corações. Homens justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai e bendizei seu Santo nome!

EVANGELHO: Jo 20,2-8

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

No primeiro dia da semana, 2Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

João, irmão de Tiago Maior, filhos de Zebedeu e de Salomé, foi discípulo de São João Batista e depois fiel seguidor de Jesus. Foi ele quem, na última Ceia, reclinou a cabeça sobre o peito do Senhor. Feliz é este Apóstolo a quem foram revelados os mistérios celestes e que anunciou a todo o mundo a Palavra da vida. Segundo tradições muito antigas, João foi para Éfeso com Nossa Senhora. Por causa da pregação do Evangelho, foi desterrado na ilha de Patmos, onde teria escrito o Apocalipse. Voltou a Éfeso para continuar sua missão e, mais tarde, levou Maria de volta a Jerusalém, ao Monte Sião, onde João tinha casa. Lá ela adormeceu no Senhor e foi levada para o céu. João morreu em Éfeso, onde foi sepultado. Há em Éfeso ruínas de uma basílica com o túmulo de São João. Pela qualidade de seus escritos é chamado de “o teólogo”. Seu Evangelho proclama desde o início a divindade do Verbo e oferece os elementos fundamentais para a doutrina da Santíssima Trindade. Ao mesmo tempo, em suas cartas, ele defende a humanidade de Jesus.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
O apóstolo João foi testemunha viva da revelação do Pai no Filho Jesus. Ó Deus, tornai-me desejoso(a) de conhecer e amar o que o evangelista João nos ensinou de modo incomparável. Que as palavras de São João ” O que nós ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos e nossas mãos tocaram da Palavra da Vida(…) nós somos testemunhas (…) e lhe escrevemos para que a vossa alegria seja completa” (1Jo 1,1-4).
Rezo com fé e gratidão: Gloria ao Pai, ao Filho, ao Espírito santo…

Leitura (Verdade)
O que esse Evangelho me ensina?
“É significativo que, na manhã da Ressurreição, Maria Madalena tenha chegado antes de todos ao sepulcro vazio. O amor e a intuição feminina revelaram a Madalena que a história ainda não acabara, e ela foi anunciar aos discípulos o fato. João, também chamado de discípulo amado, porque era mais jovem, correu mais que Pedro. Viu o túmulo vazio, mas não entrou. Pedro chegou depois e entrou. A Ressurreição de Jesus, só aos poucos, entrava na alma dos discípulos. Três personagens deste fato – Maria Madalena, João e Pedro –, cada um a sua maneira, amaram intensamente o Mestre. João é o autor do Quarto Evangelho, de três cartas pastorais e do Apocalipse. Foi o último apóstolo a dar seu testemunho de Jesus, pelo martírio.” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Maria Madalena foi cedinho ao túmulo de Jesus; João foi correndo; Pedro chegou e entrou. O que me revela cada uma dessas atitudes? E eu como vou ao encontro de Jesus? Como anuncio Jesus na minha família, no trabalho e na comunidade cristã?

Oração (Vida)
Querido Mestre eu confio em vós. Confio no grande amor que me revelais por meio da vossa palavra, pelo testemunho das pessoas e sobretudo pela vivência na comunidade cristã, onde posso manifestar publicamente minha fé.

Contemplação (Vida e Missão)
Releio essa narrativa e fico em silêncio contemplando a atitude de cada um desses discípulos de Jesus. Confronto a atitude deles com a minha. Determino com que atitude quero hoje testemunhar minha fé em Jesus o Cristo?

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

Paulinas