Liturgia diária, Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho - Mt 1,18-24

3ª Semana do Advento – Ano Litúrgico A

18 de dezembro de 2019

ORAÇÃO DO DIA

Pai, ajuda-me a contemplar tua ação maravilhosa em relação à concepção de teu Filho Jesus. Que eu reconheça nela tua oferta gratuita de salvação para toda a humanidade.

PRIMEIRA LEITURA: Jr 23,5-8

Leitura do Livro do Profeta Jeremias – 5“Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. 6Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranquilo; este é o nome com que o chamarão: ‘Senhor, nossa Justiça’. 7Eis que virão dias, diz o Senhor, em que já não se usará jurar ‘Pela vida do Senhor que tirou os filhos de Israel do Egito’ 8 — mas sim: ‘Pela vida do Senhor que tirou e reconduziu os descendentes da casa de Israel desde o país do norte e todos os outros países’, para onde os expulsará; eles então irão habitar em sua terra”.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 71(72)

— Nos seus dias a justiça florirá e a paz em abundância, para sempre.
— Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.

— Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.

— Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque só ele realiza maravilhas! Bendito seja o seu nome glorioso! Bendito seja eternamente! Amém, amém!

EVANGELHO: Mt 1,18-24

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.
19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo.20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Jesus é o Senhor. “Ó Adonai, guia da casa de Israel, que aparecestes a Moisés na sarça ardente e lhe destes vossa lei sobre o Sinai: vinde salvar-nos com o braço poderoso.” José não sabia bem o que estava acontecendo. Precisava de uma ajuda do alto e ela veio em sonhos. Maria estava grávida. José a conhecia. Não podia pensar mal dela e não sabia explicar o que tinha acontecido. Era um homem justo, e um homem justo não acusa ninguém sem ter certeza. Ele procurava um jeito de resolver o problema sem aumentá-lo, quando o anjo lhe aparece e lhe explica que a gravidez de Maria era obra do Espírito Santo. No Evangelho de Mateus, José é quem vai recebendo todas as informações em relação à Sagrada Família, da qual é pai e protetor. Mateus escreve na genealogia lida ontem que “Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Senhor, que minha mente se abra à compreensão dessa grande e bela notícia que o anjo trouxe à jovem Maria de Nazaré. Rezo com muita compenetração a Ave Maria, preparando-me para acolher com gratidão, o Deus Menino, “nascido de mulher”.
“Ó LUZ DO SENHOR, QUE VEM SOBRE A TERRA, INUNDA MEU SER, PERMANECE EM NÓS”. Reze ou cante quantas vezes seu coração pedir. Reze de olhos fechados enquanto seu ser interior se deixa inundar da presença de Deus.

Leitura (Verdade)
O que este texto diz para mim? Como as atitudes de Maria e de José iluminam minha fé?
“Isaías, cerca de 600 anos antes de Cristo, exortava o povo a levantar a cabeça, pois a salvação se aproximava. João Batista, o pregador do deserto, esclarecia que a Salvação já estava no meio de seu povo. Porém, foi Maria, com seu “sim”, que colocou em marcha a Encarnação. Na escuridão luminosa da fé, Maria respondeu a Deus sem saber exatamente o que aconteceria. Também José teve de responder o mesmo “sim” iluminado pela fé. Eles se abandonaram aos planos de Deus. O autor da Carta aos Hebreus (capítulo 11) compreende a história da salvação à luz da fé, como um modo de possuir aquilo que se espera. Ele repete dezenas de vezes: “Foi pela fé…”. Não há outro caminho: dois mil anos depois, continuamos caminhando pela fé.” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Na escuridão luminosa da fé, Maria e José responderam a Deus sem saber exatamente o que aconteceria. Como são minhas respostas aos apelos, ou anúncios de Deus? É pela fé que eu também progrido no meu caminho espiritual? Costumo confiar a São José algumas de minhas dificuldades?

Oração (Vida)
Ó São José esposo fidelíssimo de Maria que aceitastes na escuridão luminosa da fé tudo o que Deus Pai vos pediu, ajudai-me a imitar-vos na minha caminhada cristã. Derramai sobre mim as graças da convivência fraterna (e/ou sobre meu esposo (a) as graças da compreensão na convivência matrimonial). São José, confio em vós!

Contemplação (Vida e Missão)
Contemplo com carinho essa cena tão bonita do amor de Maria e José que aceitam o plano de Deus, e, no caminho da fé colocam em curso a Encarnação de Jesus na História da Salvação. Proponho-me a aceitar tudo o que Deus quer de mim, mesmo se não o compreendo no momento do pedido, sei que o compreenderei no final do percurso. (ou Proponho-me a confiar mais na intercessão de São José).

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas