Liturgia diária, Pai, chegou a hora, glorifica teu filho... - Jo 17,1-11a

PRECISAMOS MUITO DE SUA AJUDA

Estimados irmãos venho aqui pedir a sua ajuda se possível for. Estamos com uma divida acumulada de R$ 4143,00. Pra complicar minha situação tenho pai acamado. Diante das dificuldades que todos estamos passando compreendo o qto esta difícil para todos, mas se vc tiver a possibilidade de AJUDAR COM UMA DOAÇÃO sera de muita ajuda para diminuir as dividas. .Clique aqui para Doar

7ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

27 de maio de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Pai, reforça minha disposição a ser discípulo de teu Filho. Assim, poderei caminhar para ti com a segurança de quem se deixa iluminar pela verdadeira luz.

PRIMEIRA LEITURA: At 20,17-27

Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, 17de Mileto, Paulo mandou um recado a Éfeso, convocando os anciãos da Igreja. 18Quando os anciãos chegaram, Paulo disse-lhes: “Vós bem sabeis de que modo me comportei em relação a vós, durante todo o tempo, desde o primeiro dia em que cheguei à Ásia. 19Servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações que sofri por causa das ciladas dos judeus.
20Nunca deixei de anunciar aquilo que pudesse ser de proveito para vós, nem de vos ensinar publicamente e também de casa em casa. 21Insisti, com judeus e gregos, para que se convertessem a Deus e acreditassem em Jesus nosso Senhor.
22E agora, prisioneiro do Espírito, vou para Jerusalém sem saber o que aí me acontecerá. 23Sei apenas que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me adverte, dizendo que me aguardam cadeias e tribulações. 24Mas, de modo nenhum, considero a minha vida preciosa para mim mesmo, con­tanto que eu leve a bom termo a minha carreira e realize o serviço que recebi do Senhor Jesus, ou seja, testemunhar o Evangelho da graça de Deus.
25Agora, porém, tenho a certeza de que vós não vereis mais o meu rosto, todos vós entre os quais passei anunciando o Reino. 26Portanto, hoje dou testemunho diante de todos vós: eu não sou responsável se algum de vós se perder, 27pois não deixei de vos anunciar todo o projeto de Deus a vosso respeito”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 68(67) 

          — Reinos da terra, cantai ao Senhor.
— Reinos da terra, cantai ao Senhor.

— Derramastes lá do alto uma chuva generosa, e vossa terra, vossa herança, já cansada, re­novastes; e ali vosso rebanho encontrou sua morada; com carinho preparastes essa terra para o pobre.

— Bendito seja Deus, bendito seja cada dia, o Deus da nossa salvação, que carrega os nossos fardos! Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador; o Senhor, só o Senhor, nos poderá livrar da morte!

EVANGELHO:  Jo 17,1-11a

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti, 2e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste.
3Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo. 4Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer. 5E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse.
6Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus, e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, 8pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram, e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste.
9Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. 11aJá não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti”

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Cheios do Espírito Santo, seguimos adiante amparados pela oração de Jesus. Que o Pai nos guarde em seu nome, nome que pedimos seja santificado! Enquanto estava com os apóstolos e os discípulos, Jesus os guardava como Bom Pastor. Agora Jesus foi para o Pai e os que aqui ficaram precisam de um Defensor. Estamos no mundo, mas não somos do mundo, porque somos consagrados pela verdade. Não queremos ser mundanos. Precisamos, pois, de proteção contra o Maligno. Que o Senhor não nos deixe cair em tentação e nos livre do Maligno! Despedindo-se do presbitério de Éfeso, Paulo recomenda aos anciãos que estejam atentos a si mesmos e a todo o rebanho. O rebanho é de Jesus Cristo, adquirido pelo seu próprio sangue. Os que apascentam a Igreja de Deus são guardiães constituídos pelo Espírito Santo. Estando no mundo, Paulo sabe e diz que lobos vorazes se introduzirão no meio dos cristãos e não pouparão o rebanho.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
No Evangelho de hoje, Jesus dirige ao Pai a oração por seus discípulos. Seu primeiro pedido é que eles possam viver na unidade e que sejam testemunhas dessa unidade no mundo. Que o pedido de Jesus se concretize em nossa vida, sobretudo nesta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

Oro com o coração: Cada vez que eu venho, para te falar, na verdade eu venho para te escutar. Fala-me da Vida, preciso te escutar! Fala da Verdade, que vai me libertar!

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Destaque as palavras que mais se repetem. Quais pedidos Jesus dirige ao Pai? Qual alegria Cristo partilha com seus discípulos? O que significa ser consagrado pela verdade?

“Jesus não pede ao Pai que tire seus discípulos do mundo. Aqui é o local de sua missão. Estão no mundo, mas não agem segundo os preceitos do mundo. Houve tempos em que muitos cristãos iam para o deserto para poder viver a própria fé. Jesus quer que seus discípulos sejam sal, luz, fermento no meio do mundo. A teologia da “fuga do mundo” é, agora, substituída pela inserção no mundo. E isto significa uma presença salvadora, de maneira especial ali onde acontecem as grandes rachaduras da história. Jesus foi enviado pelo Pai para salvar o mundo, agora é Jesus quem envia os discípulos para continuar a mesma missão. O anúncio da Verdade é cheio de dificuldades, mas ele promete aos seus a alegria em plenitude.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Qual convite Jesus me dirige com esta oração que faz em nome dos seus? O que significa viver a unidade, conforme o pedido de Jesus: “Para que eles sejam um, como nós somos um”? Quais são os desafios que enfrento por testemunhar os ensinamentos de Jesus hoje?

Oração (Vida)
Dando graças por nossa libertação da escravidão do pecado, coloquemos nossas necessidades diante do Senhor, pedindo-lhe que nos una com os laços do amor e da comunhão.

  • Deus do Êxodo, conduziste teu povo pelas águas do Mar Vermelho e o redimiste. Fica conosco agora e liberta-nos de todas as formas de escravidão e de tudo que obscurece a dignidade humana.
  • Deus de toda fartura, em tua bondade cuidas de todas as nossas necessidades. Fica conosco agora, ajuda-nos a estar acima do egoísmo e ambição e dá-nos a coragem de sermos agentes de justiça no mundo.
  • Deus de amor, nos criaste à tua imagem e nos redimiste em Cristo. Fica conosco agora, capacita-nos para amar nosso próximo e acolher o diferente.
  • Deus da paz, permaneces fiel à tua aliança conosco, mesmo quando ficamos distantes de ti, e em Cristo nos reconciliaste contigo. Fica conosco agora e coloca um novo espírito e um novo coração em nós, para que possamos rejeitar a violência e, por outro lado, ser servidores da tua paz.
    R: Coloca tuas mãos sobre nós, ó Senhor, para que possamos viver.
  • Deus da glória, és todo-poderoso, mas ainda assim, em Jesus, escolheste ter um lar numa família humana e nos adotaste como teus filhos. Fica conosco agora e ajuda-nos a permanecer fiéis a nossos compromissos familiares e nossas responsabilidades comunitárias e a fortalecer os laços de comunhão com nossos irmãos e irmãs em Cristo.
  • Deus, Uno em três Pessoas, em Cristo nos fizeste UM contigo e uns com os outros. Fica conosco agora e, pelo poder e consolação do Espírito Santo, liberta-nos do autocentrismo, da arrogância e do medo, que nos impedem de trabalhar intensamente pela unidade visível da tua Igreja.
    Contemplação (Vida e Missão)
    Faço memória do amor de Deus que me criou e salvou. Procuro introduzir este amor no meu cotidiano, na tramas das relações e nas situações de divisão e discórdia.

Bênção
Peço-te Senhor que me abençoe e me capacite para eu viver sempre sob tua bênção. Fortaleça-me na virtude para eu possa conviver na unidade com meus irmãos de fé e de vida social.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amem.

Ir. Carmen Maria Pulga

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

[apss_share]