Oração diária Jesus cura a sogra de Simão Pedro - Mc 1,29-39

1ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

15 de janeiro de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Senhor Jesus, eu te procuro com sinceridade, na certeza de encontrar, em ti, palavras que façam reviver a esperança no meu coração.

PRIMEIRA LEITURA: 1Sm 3,1-10.19-20

Leitura do Primeiro Livro de Samuel

Naqueles dias, 1o jovem Samuel servia ao Senhor na presença de Eli. Naquele tempo, a palavra do Senhor era rara e as visões não eram frequentes. 2Aconteceu que, um dia, Eli estava dormindo no seu quarto. Seus olhos começavam a enfraquecer, e já não conseguia enxergar. 3A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel estava dormindo no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. 4Então o Senhor chamou: “Samuel, Samuel!” Ele respondeu: “Estou aqui”. 5E correu para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli respondeu: “Eu não te chamei. Volta a dormir!” E ele foi deitar-se.
6O Senhor chamou de novo: “Samuel, Samuel!” E Samuel levantou-se, e foi ter com Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Ele respondeu: “Não te chamei, meu filho. Volta a dormir!” 7Samuel ainda não conhecia o Senhor, pois, até então, a palavra do Senhor não se lhe tinha manifestado. 8O Senhor chamou pela terceira vez: “Samuel, Samuel!” Ele levantou-se, foi para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”.
Eli compreendeu que era o Senhor que estava chamando o menino. 9Então disse a Samuel: “Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: ‘Senhor, fala que teu servo escuta!’” E Samuel voltou ao seu lugar para dormir. 10O Senhor veio, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: “Samuel! Samuel!” E ele respondeu: “Fala, que teu servo escuta”. 19Samuel crescia, e o Senhor estava com ele. E não deixava cair por terra nenhuma de suas palavras. 20Todo Israel, desde Dã até Bersabéia, reconheceu que Samuel era um profeta do Senhor.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 40(39)

         — Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!
— Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

— Esperando, esperei no Senhor, e inclinando-se, ouviu meu clamor. É feliz quem a Deus se confia; quem não segue os que adoram os ídolos e se perdem por falsos caminhos.

— Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados. E então eu vos disse: “Eis que venho!”

— Sobre mim está escrito no livro: “Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!”.

— Boas novas de vossa justiça anunciei numa grande assembléia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!

EVANGELHO: Mc 1,29-39

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.
35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

O ensinamento de Jesus é a Boa Notícia. E esta foi a Boa Notícia: acabou o tempo e o Reino chegou. Ele espera que mudemos de rumo, passemos decididamente a uma nova situação, e isto é conversão, para que o Reino se torne realidade. Realidade humana porque o Divino se fez humano para humanizar a humanidade. Ponha-se no lugar da sogra de Pedro: você está febril e a febre pode ser causada por muita coisa em nossa vida, marcada pelo sofrimento. Jesus se aproxima, pega você pela mão e o põe de pé. Pescador de seres humanos. Presença silenciosa e eficaz. Alguma coisa acontece. Se a presença de Jesus no sacrário é real, alguma coisa acontece na vida de quem dele se aproxima. Nós que o seguimos e nos tornamos seus colaboradores podemos tornar visível a sua presença.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Coloquemo-nos na presença do Senhor, para fazermos nossa oração com a Palavra. Na cura da sogra de Pedro, que vamos meditar, encontramo-nos com o Senhor da vida que nos liberta e cura. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
“Jesus Mestre, santificai minha mente e aumentai minha fé.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, atraí todos à vossa escola.
Jesus Mestre, libertai-me do erro, dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
Jesus,caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós. Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.
Jesus vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante dos homens.
Jesus vida, fazei que minha presença contagie a todos com o vosso amor e a vossa alegria.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Faça a leitura do relato bíblico diversas vezes, destacando os verbos e os personagens que aparecem na narrativa. Atente-se ao que está acontecendo no Evangelho, para identificar seu tema central. O que Jesus está fazendo? Qual é a sua mensagem?
“Livre da enfermidade, a sogra de Pedro começou a servi-los. Há na cena mais do que um serviço doméstico, pois os dois verbos caracterizam o discipulado: seguir e servir. Uma vez curada, a sogra de Simão torna-se discípula de Jesus. Ele a tomou pela mão. O gesto carinhoso e salvador de Jesus se repete hoje. Onde há sofrimento e pecado, a Igreja deve aí estar. O Papa fala de uma Igreja que vai ao encontro dos que sofrem e estão longe do Pai. Trata-se de uma Igreja que, à semelhança de um hospital de campanha, acolhe todos os doentes e feridos. Essa Igreja não pode fechar-se em si mesma; ela precisa ir a “outros lugares”, pois esta é a missão. É uma Igreja samaritana. Orar é compromisso antes da partida.” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Neste momento de meditação, você é convidado(a) a escutar o Senhor, que fala com você por meio da Palavra. Leia novamente o Evangelho e deixe-se tocar diretamente por ele. Neste momento, é importante que você esteja atento(a) àquilo que está meditando, pois é o Senhor quem está falando com você por meio de sua Palavra.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Na oração, você é convidado(a) a dizer ao Senhor o que a sua Palavra provocou em você. Apresente a Deus, Pai de amor e bondade, seu louvor, súplica ou agradecimento.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Olhe para dentro de seu coração e procure identificar o sentimento que a Palavra despertou em você. Que atitude você se propõe a tomar hoje?

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

[apss_share]