Liturgia diária - Eu vos mostrei muitas obras... - Jo 10,31-42

5ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico A

03 de abril de 2020

Deseja ler a liturgia diária do dia 02 de abril Clique aqui

ORAÇÃO DO DIA

Pai, reforça minha fé em Jesus, em cujas palavras e ensinamentos tu te fazes presente na nossa história humana.

PRIMEIRA LEITURA: Jr 20,10-13

Leitura do Livro do Profeta Jeremias – 10Eu ouvi as injúrias de tantos homens e os vi espalhando o medo em redor: “Denunciai-o, denunciemo-lo”. Todos os amigos observavam minhas falhas: “Talvez ele cometa um engano e nós poderemos apanhá-lo e desforrar-nos dele”.
11Mas o Senhor está ao meu lado, como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos. Por não terem tido êxito, eles se cobrirão de vergonha. Eterna infâmia, que nunca se apaga! 12Ó Senhor dos exércitos, que provas o homem justo e vês os sentimentos do coração, rogo-te me faças ver tua vingança sobre eles; pois eu te declarei a minha causa. 13Cantai ao Senhor, louvai o Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 18(17)

       — Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e ele escutou a minha voz.
— Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e ele escutou a minha voz.

— Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força, minha rocha, meu refúgio e Salvador!

— Meu Deus, sois o rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação, sois meu escudo e proteção: em vós espero! Invocarei o meu Senhor: a ele a glória! e dos meus perseguidores serei salvo!

— Ondas da morte me envolveram totalmente, e as torrentes da maldade me aterraram; os laços do abismo me amarraram e a própria morte me prendeu em suas redes!

— Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e elevei o meu clamor para meu Deus; de seu Templo ele escutou a minha voz, e chegou a seus ouvidos o meu grito!

EVANGELHO: Jo 10,31-42

       – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?”
33Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” 34Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’?
35Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acre­diteis em mim. 38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”.
39Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele, e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”. 42E muitos, ali, acreditaram nele.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Querem prender e apedrejar Jesus, não pelas boas obras que fez, mas por dar a entender que é Deus como o Pai é Deus. Os judeus sabem que Jesus é um homem de Nazaré, por isso não compreendem que ele dê a entender que também é Deus. Querem apedrejá-lo pelo que chamam de blasfêmia. Por que não percebem os sinais que mostram Jesus no Pai e o Pai nele? Porque a fé é um dom que abre os olhos fechados por ideias preconcebidas e faz ver os sinais. Os sinais não podem ser vistos por quem já tem a rejeição elaborada na mente. É preciso ver com vontade de enxergar.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Reserve um momento em que possa, com tranquilidade e reverência, debruçar-se sobre a Palavra de Deus. Escolha um espaço onde não seja interrompido (a). Entre em oração:
Oração: Concede-me a graça, Pai querido, que ao longo desta Quaresma, eu possa progredir no conhecimento de teu Projeto – revelado em teu Filho Jesus Cristo; sustentado pelo Espírito Santo – e corresponder com minhas atitudes, ao teu imenso amor. Amém.

Leitura (Verdade)
O que o Evangelho diz? Por que os judeus queriam apedrejar Jesus? O que Jesus responde?
“A tensão entre Jesus e as lideranças religiosas é cada vez mais aguda. Para elas, Jesus fora longe demais. Ele havia blasfemado, crime que merecia o apedrejamento, segundo Levítico. Jesus também desrespeitara o dia de sábado e se proclamara Filho de Deus. As atitudes de Jesus confirmavam sua sabedoria e sua autoridade. As obras falam por ele e, por isso, muitos dentre o povo passaram a crer nele. E quem crê nele, adquire o privilégio de ser filho de Deus. Um só é nosso Pai. Jesus é nosso irmão na caminhada da dor e da glória. E seu projeto aponta a fraternidade como único modo de ser fiel ao Pai. Assim como o Pai ama Jesus, Jesus nos ama e devemos amar-nos uns aos outros. Isto significa a plenitude da Lei.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
“Eu vos mostrei muitas obras boas da parte do Pai. Por qual delas me quereis apedrejar?” Pergunto-me: por que as vezes criticamos ou desmoralizamos pessoas, mesmo conscientes de que suas obras são boas, mas a pessoa não nos é simpática? Sou mais afeito a defender leis ou a dignidade do ser humano? Pedir a Deus que nos perdoe.

Oração (Vida)
Deixe seu coração falar com Deus. Permaneça aberto à sua graça, deixe-se guiar por sua Palavra e traga na sua presença as fragilidades humanas suas, de seus queridos, da humanidade e de todo Universo. Reze em comunhão com a Igreja neste tempo favorável e reze em prol da VIDA.

Contemplação (Vida e Missão)
Contemplo a beleza de ser filho do Pai Criador de todo o Universo. É Ele que me enche de vida, me educa e está sempre de braços abertos para me acolher e nutrir com seu amor. Neste dia quero mergulhar muitas vezes na ternura de Deus Pai.

Bênção
Benção especial da Quaresma

  • Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
  • O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
  • O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
    Ir. Carmen Maria Pulga