Oração diária Ficai alegres, vossos nomes estão escritos nos céus!

26ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

01 de outubro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, por ter meu nome inscrito no céu e por estar unido a ti, única fonte de vida e de libertação, ajuda-me a lutar contra o mal que mantém a humanidade cativa do egoísmo.

PRIMEIRA LEITURA:  Jó 42,1-3.5-6.12-16

Leitura do Livro de Jó – 1Jó respondeu ao Senhor, dizendo: 2“Reconheço que podes tudo e que para ti nenhum pensamento é oculto. — 3Quem é esse que ofusca a Providência, sem nada entender? — Falei, pois, de coisas que não entendia, de maravilhas que ultrapassam a minha compreensão. 5Conhecia o Senhor apenas por ouvir falar, mas, agora, eu o vejo com meus olhos. 6Por isso me retrato e faço penitência no pó e na cinza”.
12O Senhor abençoou a Jó no fim de sua vida mais do que no princípio; ele possuía agora catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.
13Teve outros sete filhos e três filhas: 14a primeira chamava-se “Rola”, a segunda “Cássia”, e a terceira “Azeviche”. 15Não havia em toda a terra mulheres mais belas que as filhas de Jó. Seu pai lhes destinou uma parte da herança, entre os seus irmãos. 16Depois desses acontecimentos, Jó viveu cento e quarenta anos, e viu seus filhos e os filhos de seus filhos até a quarta geração. E Jó morreu velho e repleto de anos – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 118

          — Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos.
— Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos.

— Dai-me bom senso, retidão, sabedoria, pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!

— Para mim foi muito bom ser humilhado, porque assim eu aprendi vossa vontade!

— Sei que os vossos julgamentos são corretos, e com justiça me provastes, ó Senhor!

— Porque mandastes, tudo existe até agora; todas as coisas, ó Senhor, vos obedecem!

— Sou vosso servo: concedei-me inteligência, para que eu possa compreender vossa Aliança!

— Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos.

EVANGELHO: Lc 10,17-24

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”.
18Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”.
21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.
23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Voltando da missão, a alegria é geral. Tudo correu bem. Satanás caiu do céu. Sim, diz Jesus, vocês receberam o poder de pisar em cobras e escorpiões. De fato, não faltam cobras e escorpiões no caminho da missão. Parece até que Deus mesmo coloca alguma cobra ou algum escorpião para nos testar. Mas, diz Jesus, não está aí a razão de sua alegria. Fiquem alegres porque seus nomes estão escritos no céu. O que é que faz com que nossos nomes estejam escritos no céu? Dom Luciano de Almeida participava de uma soleníssima liturgia ucraniana em Kiev, presidida pelo Metropolita, bispos, diáconos, subdiáconos, todo tipo de acólitos, cantos, incenso, coroas, cruzes; e uma criança que não se comportava, escapava da mãe, tentava entrar no espaço fechado do altar oriental: a mãe corria, a criança corria, missa longa, todo mundo em pé. Dom Luciano, sentado na entrada do altar, pegou a criança e a pôs no colo. O resto da cena pode-se imaginar. Terminada a Missa, a criança correu para a mãe e a mãe gritou para Dom Luciano: Teu nome está escrito no céu. Eis o que escreve o nosso nome no céu.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Iniciamos o mês de outubro, Mês das Missões, trazendo à memória Santa Teresinha do Menino Jesus, que é padroeira das missões e foi definida por Pio X como “a maior santa dos tempos modernos”. Coloquemo-nos hoje na comunidade dos discípulos de Jesus que retornam da missão e se alegram pelas obras que foram realizadas em nome do Senhor. Jesus orienta esses discípulos para não se deixarem enganar pelo sucesso, mas perseverarem nos valores do Reino. Acolhamos os ensinamentos do Mestre em nossa vida para que Ele nos oriente ao longo do dia.
Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o texto repetindo em voz alta as palavras ou frases que mais chamaram sua atenção. Por quais motivos Jesus eleva ao Pai a sua prece de louvor? Relembre outras citações bíblicas que apresentam a missão dos discípulos.
“Os setenta e dois discípulos voltaram da missão, para a qual foram enviados por Jesus, cheios de entusiasmo. A missão havia sido um sucesso. Eles puderam ver a palavra de Jesus se realizar e o poder do Espírito Santo atuar, libertando as pessoas de seus males. Puderam fazer a experiência do poder do Senhor que agia por meio deles, realizando o ‘hoje’ da salvação, anunciado no discurso inaugural de Jesus na sinagoga de Nazaré, através da vitória sobre o poder demoníaco que tira do coração do ser humano o brilho originário da criação. A alegria e o entusiasmo dos discípulos é para Jesus ocasião de ensiná-los para que não se deixem enganar pelo sucesso, seduzir pela fama ou ceder à tentação do prestígio mundano. Para não se perderem ou viverem a ilusão do sucesso, Jesus alerta que o importante é viver os valores do Reino, pois a alegria verdadeira do discípulo vem de sua comunhão com Deus. Ademais, é necessária uma profunda humildade, pois se algum bem eles fizeram, é porque Deus estava com eles e, como dissemos, agia por meio deles” (Reflexão de Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

“A alegria do Evangelho, que enche a vida da comunidade dos discípulos, é uma alegria missionária. Experimentam-na os setenta e dois discípulos, que voltam da missão cheios de alegria (cf. Lc 10,17). Vive-a Jesus, que exulta de alegria no Espírito Santo e louva o Pai, porque a sua revelação chega aos pobres e aos pequeninos (cf. Lc 10,21). Sentem-na, cheios de admiração, os primeiros que se convertem no Pentecostes, ao ouvir ‘cada um na sua própria língua’ (At 2,6) a pregação dos Apóstolos. Esta alegria é um sinal de que o Evangelho foi anunciado e está a frutificar. Mas contém sempre a dinâmica do êxodo e do dom, de sair de si mesmo, de caminhar e de semear sempre de novo, sempre mais além” (Evangelii Gaudium, 21).

Oração (Vida)

Na etapa anterior da leitura orante, ouvimos o Senhor, que falou conosco por meio de sua Palavra. Agora, somos impelidos em direção àquele a quem temos ouvido. O que o texto bíblico o(a) inspira a dizer a Deus?
Conclua sua prece com a oração composta por São João Paulo II: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

O que você se propõe a viver concretamente neste dia? O que o Senhor lhe pede hoje, por meio do Evangelho?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]