Liturgia diária Esforçai-vos por entrar pela porta estreita! - Lc 13,22-30

30ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico C

30 de outubro de 2019

ORAÇÃO DO DIA

Pai, conduze-me pelo verdadeiro caminho da salvação que passa pelo serviço misericordioso e gratuito a quem carece de meu amor.

PRIMEIRA LEITURA: Rm 8,26-30

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos

Irmãos, 26também, o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis.

27E aquele que penetra o íntimo dos corações sabe qual é a intenção do Espírito. Pois é sempre segundo Deus que o Espírito intercede em favor dos santos. 28Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. 29Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, esses ele predestinou a ser conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. 30E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 12(13)

         — Senhor, eu confiei na vossa graça!
— Senhor, eu confiei na vossa graça!

— Olhai, Senhor, meu Deus, e respondei-me! Não deixeis que se me apague a luz dos olhos e se fechem, pela morte, adormecidos! Que o inimigo não me diga: “Eu triunfei!” Nem exulte o opressor por minha queda.

— Uma vez que confiei no vosso amor, meu coração, por vosso auxílio, rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizestes!

EVANGELHO: Lc 13,22-30

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”
Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.
26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que pra­ticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora.
29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

A viagem de Jesus entra na terceira etapa. “Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém.” Uma pergunta é feita a Jesus: se são poucos os que se salvam. Ele não dá uma resposta direta à pergunta. Ele fala da conversão dos que praticam a iniquidade. Há uma casa com uma porta estreita, há o senhor da casa e os que querem entrar. O dono da casa fecha a porta, mas os que querem entrar dizem que o conhecem. Comeram na presença dele e ouviram seus ensinamentos, mas não aprenderam muito. Na realidade, não se converteram. O dono da casa não sabe de onde eles são. Mesmo conhecendo Jesus, continuaram a praticar a injustiça. Outros se sentarão à mesa da casa com Abraão, Isaac e Jacó e todos os profetas.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Preparando o coração para a leitura orante deste dia, leia o Evangelho e destaque o proceder de Jesus. Depois, em oração, peça que ilumine sua mente para ser um(a) ouvinte vivo(a), desperto(a), atento(a) aos seus ensinamentos.
Oremos: “Ó Deus, que instruístes os corações de vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos de sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.”

Leitura (Verdade)
“A pergunta feita a Jesus pode partir de dois pontos de vista. O livro de Esdras fala que o mundo futuro será para poucos. Contrariando esse ponto, alguns acreditavam que bastava ser israelita para entrar no Reino. A resposta de Jesus rejeita a ideia de privilégios herdados. De um lado enfatiza o esforço humano necessário para entrar no dinamismo do Reino e lembra que o acesso depende do dono da casa. A porta é estreita, mas permite a passagem. Deus não nos salva sem nossa colaboração. Precisamos fazer nossa parte, sempre pequena, e acolher a graça e a misericórdia. Na lista dos salvos, haverá surpresas com os últimos tomando o lugar dos herdeiros no banquete do Reino. Mais que salvar-nos, seremos salvos” (Frei Aldo Colombo, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
Firme a decisão de fazer da Palavra de Deus o critério de seu agir.

Meditação (Caminho)
Sabemos que, sem a graça de Deus, nossas melhores intenções podem deteriorar-se na metade do caminho. Somos naturalmente distraídos, humanamente ambiciosos e facilmente acomodados. Qual a resposta de Jesus ao seu interlocutor? O que Ele fazia enquanto caminhava no meio do povo? Qual é a sua catequese? Quais as perguntas do povo? Qual a resposta de Jesus aos seus interlocutores? Como você acolhe a advertência de Jesus?

Oração (Vida)
Reze com o coração este salmo: “Socorro, Senhor! Os bons estão acabando, a lealdade está sumindo entre as pessoas. Falam mentiras uns aos outros, usam linguagem enganadora, de coração hipócrita. ‘Por causa da miséria dos pobres e do gemido dos necessitados, agora me levanto – diz o Senhor; levarei a salvação a quem a deseja’. A Palavra do Senhor é sincera. Tu, Senhor, nos proteges e acolhes no teu amor os que se voltam a ti” (cf. Salmo 12).

Contemplação (Vida e Missão)
Hoje estamos a caminho e nos vemos diante de duas opções: passar pela porta larga, confortável, ou pela porta estreita, exigindo discernimento. Para qual das duas pende seu caminho? Você se sente responsável por suas escolhas?

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas