Oração diária Jesus cura a mulher encurvada em dia de sábado

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que eu saiba dar ao amor ao próximo a devida primazia, não submetendo este mandamento a preceitos secundários que me impedem de descobrir a tua verdadeira vontade.

PRIMEIRA LEITURA: Ef 4,32-5,8

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios – Irmãos, 4,32sede bons uns para com os outros, sede compassivos; perdoai-vos mutuamente, como Deus vos perdoou por meio de Cristo. 5,1Sede imitadores de Deus, como filhos que ele ama. 2Vivei no amor, como Cristo nos amou e se entregou a si mesmo a Deus por nós, em oblação e sacrifício de suave odor. 3A devassidão, ou qualquer espécie de impureza ou cobiça sequer sejam mencionadas entre vós, como convém a santos. 4Nada de palavras grosseiras, insensatas ou obscenas, que são inconvenientes; dedicai-vos antes à ação de graças. 5Pois, sabei-o bem, o devasso, o impuro, o avarento — que é um idólatra — são excluídos da herança no reino de Cristo e de Deus. 6Que ninguém vos engane com palavras vazias. Tudo isso atrai a cólera de Deus sobre os que lhe desobedecem. 7Não sejais seus cúmplices. 8Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 1

          — Sejamos, pois, imitadores do Senhor, como convém aos amados filhos seus.
— Sejamos, pois, imitadores do Senhor, como convém aos amados filhos seus.

— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.

— Eis que ele é semelhante a uma árvore que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.

— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

EVANGELHO: Lc 13,10-17

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 10Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. 11Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. 12Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. 13Jesus pôs as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus.
14O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: “Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, não em dia de sábado”.
15O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? 16Esta filha de Abraão, que Satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?” 17Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Sábado é o dia de Deus, e se é de Deus, ele há de querer o melhor para seus filhos nesse dia. Quer o repouso, o passeio a pé, a vida em família, o encontro com os amigos, a oração em conjunto. E por que não a saúde e o bem-estar? O sábado existe para o bem do ser humano. Mas tinha razão o chefe da sinagoga que ficou furioso quando Jesus endireitou a coluna da senhora que assim vivia há dezoito anos. Há seis dias na semana, por que fazer isso justamente no sábado? Venham vocês num dia laboral para serem curados, não no sábado. Embora não se tenha dirigido diretamente a Jesus, Jesus reage e faz ver a todos a hipocrisia reinante. Um boi ou um jumento valem mais do que o ser humano? A eles se dá atenção e se presta socorro mesmo em dia de sábado. Ao homem e à mulher, não. Se a lei é para ser burlada com interpretações, o melhor é colocá-la em seu devido lugar, que não será acima e sim a serviço do ser humano.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
A Igreja celebra hoje o dia de Santo Antônio Maria Claret. Iniciemos a nossa oração, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho, destacando os verbos e os personagens que mais lhe chamarem atenção. Neste momento da leitura orante, procure relembrar outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste. No Evangelho de hoje, percebemos que Jesus, o Mestre da vida, concede a cura à mulher que há 18 anos sofria com uma doença. Ao curá-la, o que Jesus ensina? Qual é a mensagem central do texto?

Meditação (Caminho)
Leia o texto novamente, procurando escutar o que Deus tem a lhe dizer. Ao deixar-se tocar pelo Evangelho, responda: o que o texto diz diretamente a você? Qual palavra, frase ou versículo mais lhe chamou atenção? É o Senhor falando com você por meio de sua Palavra.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Em silêncio, retome a Palavra de Deus e mantenha em mente a palavra ou o versículo que mais o(a) tocou. Neste momento de oração, apresente ao Senhor sua vida e suas intenções. Abra-lhe seu coração e conte-lhe o que se passa com você.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que você se compromete a viver hoje, de acordo com o que a Palavra lhe comunicou?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]