Liturgia diária Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo

2º Domingo do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

19 de janeiro de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Pai, tu enviaste Jesus com a missão de nos introduzir no Reino da fraternidade. Dá-me a graça de reconhecê-lo e fazer-me seguidor dele.

PRIMEIRA LEITURA: Is 49,3.5-6

Leitura do Livro do profeta Isaías – 3O Senhor me disse: “Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado”. 5E agora diz-me o Senhor — ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo — que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória.
6Disse ele: “Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra”.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 40(39)

         — Eu disse: “Eis que venho, Senhor”,/ com prazer faço a vossa vontade!
— Eu disse: “Eis que venho, Senhor”,/ com prazer faço a vossa vontade!

— Esperando, esperei no Senhor,/ e, inclinando-se, ouviu meu clamor./ Canto novo ele pôs em meus lábios,/ um poema em louvor ao Senhor.

— Sacrifício e oblação não quisestes,/ mas abristes, Senhor, meus ouvidos;/ não pedistes ofertas nem vítimas,/ holocaustos por nossos pecados.

— E então eu vos disse: “Eis que venho!”/ Sobre mim está escrito no livro:/ “Com prazer faço a vossa vontade,/ guardo em meu coração vossa lei!”

— Boas novas de vossa justiça/ anunciei numa grande assembleia;/ vós sabeis: não fechei os meus lábios!

SEGUNDA LEITURA: 1Cor 1,1-3

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – 1Paulo, chamado a ser apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, 2à Igreja de Deus que está em Corinto: aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos junto com todos os que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. 3Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

EVANGELHO: Jo 1,29-34

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”.
32E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Sempre começamos os domingos do Tempo Comum com uma passagem do Evangelho de São João, que afirma com determinação a divindade de Jesus: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. O Verbo se fez homem e habitou entre nós”. O Batista testemunha e afirma a preexistência de Jesus. Este veio depois daquele, mas existia antes dele, porque, sendo Deus, existia desde sempre. É ele que vamos seguir e ouvir conforme nos será apresentado por São Mateus, o evangelista do ano.
Para não nos enganarmos nem transformarmos Jesus num simples líder social ou religioso, São João nos diz hoje, pela boca de João Batista, que Jesus é o verdadeiro Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. O cordeiro imolado no Templo de Jerusalém não tirava o pecado do mundo. Jesus o faz oferecendo o próprio sangue. Será esse o valor de todos os redimidos: o sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.
O Cordeiro de Deus de João Batista é o Servo do Senhor do profeta Isaías. Sua missão é fazer com que a salvação de Deus chegue até os confins da terra. O Servo é luz para todas as nações e sua obra se vê na restauração do povo de Deus. O povo disperso é novamente congregado e se torna a congregação do gênero humano. A porção libertada do poder do pecado é sinal do Reino. É um pequeno rebanho, mas sal da terra e luz do mundo […].

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Coloque-se como um(a) discípulo(a) ao lado de João Batista. E veja Jesus vindo ao seu encontro. João anuncia:“Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. É dele que eu falei: ‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque antes de mim ele já existia!’ Fique em contemplação com esta cena e acolha a Palavra de Deus com humildade e fé.
“Jesus Mestre, santificai a minha mente e aumentai a minha fé.
Ó Jesus, caminho da santidade, fazei que eu seja vosso fiel seguidor. Ó Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós. Ó Jesus vida, fazei-me viver eternamente na alegria de vosso amor. Ó Jesus verdade, que eu seja luz do mundo. Ó Jesus vida, que minha presença leve em toda parte graça e consolação.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Leia o Evangelho de hoje degustando cada palavra, observando cada gesto dos personagens.
“A imagem do Cordeiro, usada por João, remete tanto ao Cordeiro Pascal, do Livro do Êxodo, como ao Servo Sofredor de Isaías. Ele é imolado para tirar o pecado do mundo, o que significa que seu sacrifício redentor se dá em benefício de toda a humanidade. João afirma que não o conhecia, mas recebeu um sinal do Espírito. Ele começa e termina com duas afirmações cristológicas: Jesus é o Cordeiro que tira o pecado do mundo e é o Filho – eleito – de Deus. Anteriormente, João havia alertado de sua presença “no meio de nós”. Agora ele o identifica, com a experiência pessoal: “Eu vi e dei testemunho”. A partir daí, João desaparece. Havia cumprido sua missão: anunciar o Messias e denunciar o pecado.”(Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Medite as palavras que mais tocaram seu coração. O que o texto diz a você hoje? O que desperta em você a expressão de João Batista: João apontava sempre para Jesus. Você fala de Jesus para as pessoas e as conduz a Ele? João proclama sua fé em Jesus pelo testemunho e pela palavra. E você? Como é seu testemunho?

Oração (Vida)
Quais sentimentos nascem em você mediante o testemunho de João Batista? Deixe seu coração expressar sua fé diante do Cordeiro de Deus. Aquele que tira o pecado do mundo. Expresse diante dele as necessidades de nossa frágil humanidade.

Contemplação (Vida e Missão)
Contemple a missão de João Batista e reveja sua missão. Qual é sua missão como cristão, discípulo e missionário de Jesus, O Cristo? Determine que atitudes você quer ter presente em suas palavras e ações deste dia?

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas