Oração diária - Virgem Maria Mãe da Igreja - Jo 19,25-34

PRECISAMOS MUITO DE SUA AJUDA

Estimados irmãos venho aqui pedir a sua ajuda se possível for. Estamos com uma divida acumulada de R$ 4150,00. Pra complicar minha situação tenho pai acamado. Diante das dificuldades que todos estamos passando compreendo o qto esta difícil para todos, mas se vc tiver a possibilidade de AJUDAR COM UMA DOAÇÃO sera de muita ajuda para diminuir as dividas. .Clique aqui para Doar

Bem-aventurada Virgem Maria Mãe da Igreja – Ano Litúrgico A

01 de junho de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Pela intercessão amorosa da Virgem Maria, fazei que a vossa Igreja se torne cada vez mais fecunda e se alegre pela santidade de seus filhos e filhas, atraindo para o seu convívio as famílias de todos os povos. 

PRIMEIRA LEITURA: Gn 3,9-15.20 ou At 1,12-14

Leitura do Livro do Gênesis.

9O Senhor Deus chamou Adão, dizendo: “Onde estás?” 10E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi”. 11Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?” 12Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”.

13Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me e eu comi”. 14Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida! 15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. 20E Adão chamou à sua mulher “Eva”, porque ela é a mãe de todos os viventes.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 86(87)

— Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.

— Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.

— O Senhor ama a cidade que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião mais que as casas de Jacó.

— Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor. De Sião, porém, se diz: “Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança”.

— Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: “Foi ali que estes nasceram”. Por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: “Estão em ti as nossas fontes!”.

EVANGELHO: Jo 19,25-34

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 25perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena.

26Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. 27Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.

28Depois disso, Jesus, sabendo que tudo estava consumado, e para que a Escritura se cumprisse até o fim, disse: “Tenho sede”.

29Havia ali uma jarra cheia de vinagre. Amarraram numa vara uma esponja embebida de vinagre e levaram-na à boca de Jesus. 30Ele tomou o vinagre e disse: “Tudo está consumado”. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. 31Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz.

32Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus.

33Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; 34mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

No dia de Pentecostes o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos reunidos com Maria. Aí está o núcleo fundamental da Igreja: a mãe e seus filhos. A Igreja é a mãe e a mãe da Igreja é Maria. A Virgem Maria é Mãe de Cristo e com ele Mãe da Igreja. É mãe da cabeça e dos membros que compõem o corpo numa só unidade. Em Cristo, Maria se tornou a mãe de todos os que se unem a seu Filho pela graça e pela decisão da vontade. Morrendo na cruz, Jesus entregou a mãe ao discípulo e o discípulo à mãe. Sem um nome próprio, o discípulo amado recolhe em si os nomes de todos os discípulos de todos os tempos.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Celebramos hoje a memória litúrgica da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja. Este dia foi inscrito no calendário Romano Geral, pelo papa Francisco, para ser celebrado todos os anos na segunda-feira depois de Pentecostes. Façamos das palavras do refrão de aclamação do Evangelho da liturgia de hoje a nossa oração: “ Sois feliz, Virgem santa, que gerastes o Senhor! Ó bendita Mãe da Igreja, alimentai em todos nós o espírito de Jesus!”

Leitura (Verdade)
Releia o Evangelho colocando-se junto aos discípulos e às mulheres aos pés da Cruz e escute uma das últimas recomendações de Jesus: levar Maria para a própria casa como Mãe, a sua mãe.

“Na hora difícil da Cruz, quando os discípulos sentiam-se derrotados, Maria – fortaleza de amor e fé – manteve-se de pé. Após as Bodas de Caná, Maria fica na sombra, agora ela comparece. A partir deste momento, a comunidade dos discípulos de Jesus jamais ficará órfã. João – e ele simboliza todos nós – levou a mãe Maria para sua casa. Nenhuma família é inteiramente feliz quando a mãe, por qualquer motivo, não está presente. Maria faz parte da identidade católica. É sobretudo na hora da dor, que a mãe se faz presente na vida dos filhos e filhas. E ele sempre indica a referência: fazer aquilo que seu Filho pediu. De pé, junto a Cruz, o coração de Maria, cultiva a certeza da Ressurreição.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Como é minha devoção, ou seja, meu amor, minha relação com Maria a Mãe do Filho de Deus? Que papel ela ocupa em minha vida? Que sentimentos permeiam meu coração quando oro pedindo a interseção ou a proteção de Maria?

Oração (Vida)
Senhor, que como Maria, eu assuma uma vida verdadeiramente comprometida com o teu Reino e com os teus projetos. Que o meu ser Igreja seja autêntico para que eu possa descobrir a cada dia a beleza de ser filho(a) da Mãe de Jesus, Maria.

Contemplação (Vida e Missão)
Contemplando a missão de Maria qual a minha missão? A exemplo de Maria, como quero anunciar e testemunhar o Evangelho hoje?

Bênção
O Deus de bondade,
Que pelo Filho da Virgem Maria
Quis salvar a todos,
Vos enriqueça com sua bênção.
Amém.

Seja vos dado sentir sempre e por toda parte
A proteção da Virgem,
Por quem recebestes o autor da vida.
Amém.

E vós, que vos reunistes hoje para celebrar sua solenidade,
Possais colher a alegria espiritual e o prêmio eterno.
Amém.

Abençoe-vos Deus todo-poderoso,
Pai, Filho + e Espírito Santo.
Ir. Carmen Maria Pulga

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

[apss_share]