Oração diária, O Espírito Santo, vos guiará - Jo 16,12-15

6ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico C

29 de maio de 2019

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que o Espírito me ensine toda a verdade e me revele às coisas que hão de vir, para que eu possa enveredar, com toda segurança, pelo caminho que é Jesus.

PRIMEIRA LEITURA: At 17,15.22–18,1

Leitura dos Atos dos Apóstolos –

Naqueles dias, 17,15os que conduziram Paulo levaram-no até Atenas. De lá, voltando, transmitiram a Silas e Timóteo a ordem de que fossem ter com ele o mais cedo possível. E partiram.
22De pé, no meio do Areópago, Paulo disse: “Homens atenienses, em tudo eu vejo que vós sois extremamente religiosos. 23Com efeito, passando e observando os vossos lugares de culto, encontrei também um altar com esta inscrição: ‘Ao Deus desconhecido’. Pois bem, esse Deus que vós adorais sem conhecer é exatamente aquele que eu vos anuncio. 24O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo Senhor do céu e da terra, ele não habita em santuários feitos por mãos humanas. 25Também não é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa; pois é ele que dá a todos vida, respiração e tudo o mais.
26De um só homem ele fez toda a raça humana para habitar sobre a face da terra, tendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites de sua habitação. 27Assim fez, para que buscassem a Deus e para ver se o descobririam, ainda que às apalpadelas. Ele não está longe de cada um de nós, 28pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como disseram alguns dentre vossos poetas: ‘Somos da raça do próprio Deus’.
29Sendo, portanto, da raça de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante a ouro, prata ou pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem. 30Mas Deus, sem levar em conta os tempos da ignorância, agora anuncia aos homens que todos e em todo lugar se arrependam, 31pois ele estabeleceu um dia em que irá julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou, diante de todos, oferecendo uma garantia, ao ressuscitá-lo dos mortos”.
32Quando ouviram falar da ressurreição dos mortos, alguns caçoavam, e outros diziam: “Nós te ouviremos falar disso em outra ocasião”. 33Assim Paulo saiu do meio deles. 34Alguns, porém, uniram-se a ele e abraçaram a fé. Entre eles estava também Dionísio, o areopagita, uma mulher chamada Dâmaris e outros com eles. 18,1Paulo deixou Atenas e foi para Corinto.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 148

          —Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.
— Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.

— Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais!

— Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juizes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o!

— Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos, porque somente o seu nome é excelso! A majestade e esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra.

— Ele exaltou seu povo eleito em poderio; ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence

EVANGELHO: Jo 16,12-15

        – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.
14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Antes de partir, Jesus disse aos discípulos que havia ainda muitas coisas a lhes dizer, mas que eles não podiam compreender naquele momento. Jesus disse tudo o que eles precisavam ouvir e saber, mas muitas coisas iam além da capacidade histórica de compreensão dos seus seguidores. Era preciso dar tempo ao tempo. O Espírito Santo se encarregará de guiar os cristãos em toda a verdade. Ele é o Espírito da Verdade. Ele não falará por si mesmo, mas comunicará o que tiver ouvido. O Espírito anunciará o que recebeu do Pai e do Filho. A Terceira Pessoa da Trindade é Espírito, é vento, não se deixa pegar nem prender. Sopra onde quer. Sentimos sua presença, recebemos suas inspirações. Ele nos mergulha no mistério de Deus Uno e Trino. Ele caminha conosco ao ritmo da nossa história e faz com que a comunidade cristã vá compreendendo sempre mais o que Jesus ensinou e que os discípulos não foram capazes de entender naquele momento. Com o passar do tempo, refletindo, meditando, rezando e sobretudo vivendo, a comunidade de Jesus irá formulando, de forma humana, os ensinamentos recebidos e iluminados pelo Espírito. A palavra de Pedro e de seus sucessores, os pastores reunidos em Concílio, a inteligência dos teólogos, a vida de cada irmão e irmã nas comunidades, tudo será obra do Espírito que nos guia em toda verdade.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
É o Espírito Santo que move a vida do cristão. Sua ação em nós conduz-nos ao conhecimento de Deus. Por isso, no início de nossa oração, peçamos a graça de bem compreendermos a Palavra que vamos meditar e rezar. Silenciando o coração, repita algumas vezes a oração: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Qual é o contexto da narrativa? O que Jesus comunica aos seus discípulos? Quais palavras mais chamaram sua atenção durante a leitura?
“O Filho e o Espírito Santo são os missionários da Trindade. Ambos fazem a vontade do Pai. Quando a hora do Filho chegou, ele foi glorificado pelo Pai e na cruz realizou a redenção do gênero humano. Agora, o Espírito Santo revelará, plenamente, o mistério de Deus. Como Deus se revela na história, então sua pedagogia respeita as fases do desenvolvimento da pessoa, sua capacidade de compreensão. Essa é uma das missões do Espírito: revelar toda a verdade sobre Jesus, sobre o Pai, sobre ele mesmo. Mas é preciso que o Espírito venha, dizia Jesus aos seus discípulos, preparando-os para sua subida solene para a casa do Pai. Sem o Espírito, não podemos mergulhar nos mistérios de Deus” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Que aspectos do mistério de Deus esta passagem possibilita conhecer? Que luz nos dá Jesus, com sua pessoa e sua mensagem? O que o Evangelho de hoje pede a você?
“A liturgia da Palavra vai preparando a comunidade para a celebração da Ascensão do Senhor, ponto conclusivo de sua missão na terra. Mas o sentimento de orfandade não faz parte da vida dos cristãos, exatamente, pela descida do Espírito Santo. Naquele tempo, Jesus sabia que não estava sendo fácil para os discípulos compreender o que estava acontecendo. Tudo era uma sucessão de fatos. Era preciso uma sabedoria maior que pudesse colocar as coisas no devido lugar. Essa é a missão do Espírito Santo naquele contexto: acalmar o coração dos discípulos e revelar toda a verdade sobre Jesus. E o que o Espírito tem a revelar é a própria vida e missão do Senhor. Todas as coisas pertencem ao Cristo” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Oração (Vida)
Agradeça a riqueza da Palavra de Deus e os ensinamentos escondidos em cada palavra. Agradeça também os desafios que o Senhor o(a) convida a viver neste dia.
“Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém” (Papa Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)
De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, seguindo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

[apss_share]