Liturgia diária, O Reino dos Céus - Mt 13,44-46

20ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

23 de agosto de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que eu seja decidido e rápido em desfazer-me do que me impede de acolher plenamente o teu Reino. Que meu coração nunca se apegue a coisa alguma deste mundo.

PRIMEIRA LEITURA: 2Cor 10,17-11,2  

Leitura da segunda carta de São Paulo aos Coríntios

Irmãos, 17quem se gloria, glorie-se no Senhor. 18Pois é aprovado só aquele que o Senhor recomenda e não aquele que se recomenda a si mesmo. 11,1Oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez, da minha parte. Na verdade, vós me suportais. 2Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 15

          — Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!
— Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!

— Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais!

— Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juizes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o! Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos.

— A majestade e o esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra! Ele exaltou seu povo eleito em poderio, ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence.

EVANGELHO:  Mt 13,44-46

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Oração Inicial
Iniciemos a nossa oração e peçamos desde já a intercessão de Santa Rosa de Lima, que recordamos hoje. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Senhor, que o divino Espírito Santo encha-nos com a chama do seu amor, para que compreendamos bem sua Palavra de vida nova.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? O Evangelho de hoje traz como tema o “Reino dos Céus”. Aproxime-se da Palavra e faça a sua leitura, lembrando que aqui você é convidado(a) a rezar com o método da leitura orante. Leia o texto quantas vezes julgar necessário e identifique seu tema central. Qual é a mensagem de Jesus?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Façamos agora nossa meditação, procurando compreender o que o texto nos diz. Se você sentir necessidade, leia o Evangelho novamente, deixe-se tocar pela Palavra e escute o que o Senhor lhe diz por meio dela.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? A oração é o momento em que você abre o coração ao Senhor e lhe diz o que deseja. Apresente a Ele suas preces e intenções nesta oração e agradeça-lhe sua vida e as graças recebidas.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que você sente neste momento? Que atitude, a partir da Palavra, deseja tomar neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

LEITURA ORANTE

Lá em Lima, no Peru, Rosa encontrou um tesouro. Deixou tudo para adquiri-lo e ficou com ele para sempre. O tesouro é Jesus, seu Evangelho, o Reino. Chamava-se Isabel Flores de Oliva e nasceu em 1586. Com um rosto rosado e belo, começaram a chamá-la de Rosa. Foi rezando diante da imagem da Virgem Maria que decidiu entregar sua vida somente a Cristo. Tornou-se membro da Ordem Terceira Dominicana e continuou trabalhando na lavoura com seus pais, que passavam por necessidade. Recebeu o hábito e tornou-se reclusa. Trabalhava na cela com bordados e rendas para ajudar a família. Viveu muito penitente e mortificada. Faleceu em 1617, no dia da festa de São Bartolomeu. Todos os anos ela passava o dia de São Bartolomeu em retiro e oração. Dela disse o Cardeal Ratzinger: “De certa forma, essa mulher é uma personificação da Igreja da América Latina: imersa em sofrimentos, desprovida de meios materiais e de um poder significativo, mas tomada pelo íntimo ardor causado pela proximidade de Jesus Cristo”. Tinha 31 anos quando faleceu e seu sepultamento parou a cidade de Lima. É a primeira santa da América Latina. Foi canonizada a 12 de abril de 1671 pelo Papa Clemente X. Pelos muitos jejuns, pelas experiências místicas, por conhecimentos extraordinários sem ter estudado, Rosa foi interrogada pela Inquisição, deixando os inquisidores admirados pela ciência que Deus lhe tinha dado.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

[apss_share]