Liturgia diária, Pai, chegou a hora, glorifica teu filho... - Jo 17,1-11a

PRECISAMOS MUITO DE SUA AJUDA

Estimados irmãos venho aqui pedir a sua ajuda se possível for. Estamos com uma divida acumulada de R$ 4183,00. Pra complicar minha situação tenho pai acamado. Diante das dificuldades que todos estamos passando compreendo o qto esta difícil para todos, mas se vc tiver a possibilidade de AJUDAR COM UMA DOAÇÃO sera de muita ajuda para diminuir as dividas. .Clique aqui para Doar

7ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

26 de maio de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Pai, reforça minha disposição a ser discípulo de teu Filho. Assim, poderei caminhar para ti com a segurança de quem se deixa iluminar pela verdadeira luz.

PRIMEIRA LEITURA: At 20,17-27

Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, 17de Mileto, Paulo mandou um recado a Éfeso, convocando os anciãos da Igreja. 18Quando os anciãos chegaram, Paulo disse-lhes: “Vós bem sabeis de que modo me comportei em relação a vós, durante todo o tempo, desde o primeiro dia em que cheguei à Ásia. 19Servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações que sofri por causa das ciladas dos judeus.
20Nunca deixei de anunciar aquilo que pudesse ser de proveito para vós, nem de vos ensinar publicamente e também de casa em casa. 21Insisti, com judeus e gregos, para que se convertessem a Deus e acreditassem em Jesus nosso Senhor.
22E agora, prisioneiro do Espírito, vou para Jerusalém sem saber o que aí me acontecerá. 23Sei apenas que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me adverte, dizendo que me aguardam cadeias e tribulações. 24Mas, de modo nenhum, considero a minha vida preciosa para mim mesmo, con­tanto que eu leve a bom termo a minha carreira e realize o serviço que recebi do Senhor Jesus, ou seja, testemunhar o Evangelho da graça de Deus.
25Agora, porém, tenho a certeza de que vós não vereis mais o meu rosto, todos vós entre os quais passei anunciando o Reino. 26Portanto, hoje dou testemunho diante de todos vós: eu não sou responsável se algum de vós se perder, 27pois não deixei de vos anunciar todo o projeto de Deus a vosso respeito”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 68(67) 

          — Reinos da terra, cantai ao Senhor.
— Reinos da terra, cantai ao Senhor.

— Derramastes lá do alto uma chuva generosa, e vossa terra, vossa herança, já cansada, re­novastes; e ali vosso rebanho encontrou sua morada; com carinho preparastes essa terra para o pobre.

— Bendito seja Deus, bendito seja cada dia, o Deus da nossa salvação, que carrega os nossos fardos! Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador; o Senhor, só o Senhor, nos poderá livrar da morte!

EVANGELHO:  Jo 17,1-11a

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti, 2e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste.
3Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo. 4Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer. 5E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse.
6Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus, e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, 8pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram, e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste.
9Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. 11aJá não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti”

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Que o Espírito Santo venha habitar em nós e nos transforme em templo da glória de Deus. Templos da glória de Deus porque Jesus é glorificado em nós. “Eu sou glorificado neles.” Entendemos a “glória” como o momento da vitória, da plenitude da vida, da beleza em todo o seu esplendor. No entanto, a glorificação do Pai pela glorificação do Filho se deu no sofrimento da cruz. Não é fácil entender tudo o que Jesus quer dizer com a palavra “glorificação”. No entanto, “quem deseja verdadeiramente dar glória a Deus com a sua vida, é chamado a gastar-se e cansar-se procurando viver as obras de misericórdia”, ensina o Papa Francisco.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Estamos na Semana Nacional de Oração pela Unidade dos Cristãos. O objetivo desta semana é refletir sobre a unidade dos cristãos e o diálogo entre as religiões. Mantenhamos essa motivação presente em nossa oração e ao longo do nosso dia.

Rezemos a oração pela unidade dos cristãos:
Espírito de amor, vinde e habitai entre nós.
Espírito de unidade, mostrai-nos o caminho para a unidade cristã.
Espírito de hospitalidade, ensinai-nos a ser acolhedores.
Espírito de compaixão, inspirai em nós uma atitude de respeito em relação a todos que encontramos.
Espírito de esperança, ajudai-nos a tirar de nós tudo que nos afasta de nossa caminhada ecumênica.

Pai do céu, abri nossos corações e mentes para vossa Palavra.
Vossa Palavra é espirito e vida! Levai-nos a crescer sempre mais perto uns dos outros em unidade e caridade.
Vossa Palavra é uma lâmpada no nosso caminho!

Leitura (Verdade)
Faça uma leitura atenta do Evangelho e detenha-se nas palavras que Jesus dirige ao Pai. Quais são os pedidos de Jesus? Como você entende o pedido de Jesus: “Pai, chegou a hora. Glorifica teu filho”? A que hora Jesus se refere? Qual é a missão dos discípulos no mundo?

“O capítulo 17, como um todo, é uma oração de Jesus pelos seus discípulos. Jesus não se dirige a eles, mas dirige-se ao Pai, a quem fala dos discípulos. Jesus se refere a eles dizendo: “Aqueles que eram teus” – ou seja, do Pai – “e que tu me deste”. Na realidade é uma prece pela humanidade. Jesus não pede pelo mundo, que aqui simboliza a atitude de fechamento a Deus. Jesus, de alguma maneira, apresenta uma síntese de sua missão, como pastor das ovelhas, e pede ao Pai que, de agora em diante, cuide de todas elas, pois chegou a hora da glorificação. O Pai atende ao pedido e envia o Espírito Santo para completar a obra da salvação. É um texto marcado pela ternura, envolvendo o Pai e os seus que continuam no mundo.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Permaneço em silêncio por alguns instantes, para que o Senhor fale ao meu coração.
O que a Palavra comunica para minha vida hoje? Quais palavras do Evangelho mais chamaram minha atenção? Quais os desafios enfrentados para a unidade dos cristãos hoje?

“A hospitalidade é uma virtude fundamental em nossa busca da unidade dos cristãos. A nossa unidade cristã será descoberta não somente mostrando-nos hospitalidade uns para com os outros, mas também através de encontros de amor com aqueles que não falam a nossa língua, não têm a nossa cultura ou a nossa fé”

Oração (Vida)
Rezemos em comunhão com todos os cristãos nesta Semana de Oração pela Unidade. Unidos em Jesus Cristo, oramos juntos como ele nos ensinou.
Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso nome. Venha a nós o vosso Reino. Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai os nossos pecados assim como nós perdoamos os que nos têm ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal, pois teu é o Reino, o poder e a glória, agora e para sempre. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)
Somos enviados juntos para proclamar a Boa Nova, proclamar as maravilhas do amor de Deus, proclamar nossa fé comum em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.

Bênção
Que o Deus Pai, que nos chamou das trevas para a luz, nos faça verdadeiros portadores da luz de Deus.
Que o Deus Filho, que nos redimiu por seu precioso sangue, nos fortaleça para seguirmos seu exemplo, servindo a outros.
Que o Deus Espírito Santo, que é Senhor e doador de vida, nos fortaleça para enfrentar os naufrágios da vida e chegar às praias da salvação.
Que o Todo Poderoso e generoso Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, nos abençoe e nos proteja agora e para sempre. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

[apss_share]