Liturgia diária, A palavra escondida será descoberta - Lc 8,16-18

25ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

25 de setembro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, transforma-me em lâmpada do Reino, para que, por meio de meu testemunho de vida, eu possa mostrar teu caminho a muitas pessoas que vagam nas trevas.

PRIMEIRA LEITURA:  Esd 1,1-6

Leitura do livro de Esdras –  1No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a profecia posta pelo Senhor na boca de Jeremias, o Senhor suscitou o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual mandou fazer em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a proclamação seguinte: 2Assim fala Ciro, rei da Pérsia: o Senhor, Deus do céu, deu-me todos os reinos da terra, e encarregou-me de construir-lhe um templo em Jerusalém, que fica na terra de Judá. 3Quem é dentre vós pertencente ao seu povo, que seu Deus o acompanhe, suba a Jerusalém que fica na terra de Judá e construa o templo do Senhor, Deus de Israel, o Deus que reside em Jerusalém. 4Que todos os sobreviventes (de Judá) onde quer que residam, sejam providos pelos habitantes da localidade onde se encontrarem, de prata, ouro, cereais e gado, bem como de oferendas voluntárias para o templo do Deus que reside em Jerusalém. 5Então os chefes de família de Judá e de Benjamim, bem como todos os sacerdotes e os levitas, principalmente todos aqueles cujo espírito Deus havia tocado, prepararam-se para ir reedificar o templo do Senhor em Jerusalém. 6Todos os que habitavam pelas redondezas ajudaram-nos, dando-lhes prata, ouro, bens diversos, gado, cereais e coisas preciosas, além das outras ofertas voluntárias.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 125

          — Maravilhas fez conosco o Senhor!
— Maravilhas fez conosco o Senhor!

— Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios, de canções.

— Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!

— Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

— Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!

EVANGELHO:  Lc 8,16-18

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 16Ninguém acende uma lâmpada e a cobre com um vaso ou a põe debaixo da cama; mas a põe sobre um castiçal, para iluminar os que entram. 17Porque não há coisa oculta que não acabe por se manifestar, nem secreta que não venha a ser descoberta. 18Vede, pois, como é que ouvis. Porque ao que tiver, lhe será dado; e ao que não tiver, até aquilo que julga ter lhe será tirado

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Acende-se a lâmpada para que ela ilumine. Ouve-se primeiro, fala-se depois. O que foi ouvido e transmitido torna-se público. Vejam bem com que atenção estão ouvindo. O que ouvem é para ser comunicado, não é para ficar oculto. Recebeu, dê, para que não se perca o que recebeu, nem se estrague por tanta conservação. “Olhai, portanto, a maneira como ouvis”, diz Jesus. Atenção ao modo como você ouve, como ouve a Palavra proclamada, como ouve quem a interpreta. Absorva bem como faz a esponja. Peneire a interpretação deixando o vento levar a palha e conservando os grãos. A Palavra de Deus é para ser bem ouvida e depois transmitida. Ouvir com atenção inclui o estudo. Jeremias diz que o cálamo mentiroso do escriba transformou a Lei do Senhor em mentira. As Escrituras Sagradas dos judeus e dos cristãos suportam um bom estudo crítico. Para que você tenha a Palavra em sua vida, uma vez que lhe está sendo dada, medite, rumine, repita. Aplique para si o que leu, ilumine com a Palavra estudada os acontecimentos da vida, e depois reze. Fale com Deus a partir da Palavra meditada. Você é o candelabro sobre o qual brilha a luz que ilumina o mundo todo. Não deixe a Palavra oculta. Transmita-a com a vida primeiro e comunique-a depois, com fineza e discrição, respeitando as liberdades e as convicções. A Palavra escondida será descoberta.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Neste início de um novo dia, queremos nos encontrar com o Senhor por meio da leitura orante, para entregar a Ele tudo o que iremos viver e para pedir-lhe as luzes e as graças necessárias para nossa caminhada. Para começarmos esta leitura orante, fiquemos em silêncio, interior e exterior, e façamos nossa oração com a Palavra. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Espírito Santo, necessitamos de tua ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Envia-nos tua luz.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e grife os verbos que mais lhe chamaram atenção. Quais palavras se repetem? O que acontece durante a narrativa? Qual é o tema central do Evangelho? Qual ensinamento Jesus nos transmite?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Faça a sua meditação, mantendo em mente o que acabou de ler. Qual convite a Palavra lhe faz? O que você ouviu de Jesus? Permita que a Palavra se misture com a sua vida.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Procure um lugar silencioso para fazer sua oração, mantendo em sua mente e em seu coração a Palavra de Deus. O Senhor o(a) escuta, por isso, diga a Ele tudo o que está em seu coração.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Com que palavra você deseja viver este dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]