Liturgia diária, Devemos estar atentos e vigilantes - Lc 12,35-38

29ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico C

22 de outubro de 2019

ORAÇÃO DO DIA

Pai, somente em ti quero centrar as minhas opções mais profundas, para não permitir que o egoísmo tome conta do meu coração e me afaste de ti.

PRIMEIRA LEITURA: Rm 5,12.15b.17-19.20b-21

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos

Irmãos, 12o pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram. 15bA transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem mais superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos.
17Por um só homem, pela falta de um só homem, a morte começou a reinar. Muito mais reinarão na vida, pela mediação de um só, Jesus Cristo, os que recebem o dom gratuito e superabundante da justiça.
18Como a falta de um só acarretou condenação para todos os homens, assim o ato de justiça de um só trouxe, para todos os homens, a justificação que dá a vida. 19Com efeito, como pela desobediência de um só homem a humanidade toda foi estabelecida numa situação de pecado, assim também, pela obediência de um só, toda a humanidade passará para uma situação de justiça.
20bPorém, onde se multiplicou o pecado, aí superabundou a graça. 21Enfim, como o pecado tem reinado pela morte, que a graça reine pela justiça, para a vida eterna, por Jesus Cristo, Senhor nosso

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 39(40)

          — Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor.
— Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor.

— Sacrifício e oblação não qui­ses­tes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados, e então eu vos disse: “Eis que venho!”
— Sobre mim está escrito no livro: “Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!”
— Boas novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!
— Mas se alegre e em vós rejubile todo ser que vos busca, Senhor!” Digam sempre: “É grande o Senhor!” os que buscam em vós seu auxílio

EVANGELHO: Lc 12,35-38

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Estamos prontos para receber o Senhor assim que chegar. Vamos abrir as portas para que possa entrar porque, dentro da casa, ele nos fará sentar à mesa e nos servirá. Foi ele mesmo quem disse isso. Disse também que devemos estar preparados e acordados para acolhê-lo. O que significa para um cristão estar acordado? Em primeiro lugar significa estar consciente, com o bom uso das faculdades que o ajudam a se situar na vida. Consciente de quem é, onde está e para onde vai. Consciente das circunstâncias que o envolvem, das pessoas e coisas. Estar com o cinto amarrado e as lâmpadas acesas significa estar de prontidão, com tudo o que é necessário para receber o Senhor que chega. Não é mais hora de correr e preparar alguma coisa, procurar o que esqueceu, providenciar óleo para as lâmpadas ou trocar de roupa. O óleo já foi providenciado nas unções do batismo, da crisma e dos enfermos, e alguns na ordenação. A roupa foi trocada no batismo e no sacramento da penitência. Podemos estar com a vida em ordem. Se a roupa estiver rasgada pelos embates da vida e pelas imperfeições, ao menos estará limpinha, sem mancha de maldade. Quem está acordado e de prontidão está com tudo pronto, como diz a palavra. Os bens já foram vendidos e transformados em tesouro no céu.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Neste Evangelho, Jesus fala, especialmente, para os que querem caminhar com Ele, meditam sua Palavra e a guardam em seu coração como discípulos. Imagine como queremos estar na vigília de um grande encontro. Os preparativos, o coração, as palavras que queremos dizer, os sentimentos… Tudo é preparado com esmero. Releia este Evangelho e, em silêncio, avalie seu interior. Vá ao encontro do Mestre com a chama acesa.

Leitura (Verdade)
Estar vigilante, algo tão difícil em nosso tempo agitado e sobrecarregado de informações. Fazer-se realmente presente, fazer as coisas com consciência parece quase impossível no frenesi de hoje.
“O vigia deste Evangelho está em atitude de prontidão. Parte de duas realidades: a certeza de que o senhor virá e a incerteza sobre a hora de sua chegada. E para isso é necessária a prontidão. A primeira imagem – a cintura cingida – indica a imediata disponibilidade para cumprir sua missão. A segunda – lâmpada acesa – acrescenta ideia de prontidão vigilante. O criado não pode estar distraído, e a lâmpada oferece a possibilidade de entrar imediatamente em ação. Estar vigilante significa uma vida voltada para o serviço, para a dimensão fraterna, para a comunidade, sempre iluminados pela fé. Significa também estar atentos aos sinais dos tempos, os quais o Espírito sinaliza” (Frei Aldo Colombo, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O Evangelho de hoje nos adverte para uma questão importante: a vigilância, tema tão esquecido nos dias atuais, em que somos induzidos a viver o agora, o presente. Desfrutar das oportunidades que a vida propõe é o estímulo ao nosso redor. É preciso um retorno a temas importantes como este. Nossa ação precisa ser preventiva e atuante.

Oração (Vida)
“Inspira-nos, Senhor, a fim de compreendermos e assimilarmos a impecável sabedoria implicada no Projeto de Salvação que tens para cada um de nós. Que percebamos e realizemos, com humildade e perseverança, tudo que compõe o traçado de nossa jornada; as motivações e relações, as atividades e deveres, que se cumpridos com tua graça manterão nossa chama acesa, e no sopro de teu Espírito seremos encontrados prontos para teu abraço. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)
Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas