Liturgia diária, Senhor, quem é que vai te entregar? - Jo 21,20-25

PRECISAMOS MUITO DE SUA AJUDA

Estimados irmãos venho aqui pedir a sua ajuda se possível for. Estamos com uma divida acumulada de R$ 4183,00. Pra complicar minha situação tenho pai acamado. Diante das dificuldades que todos estamos passando compreendo o qto esta difícil para todos, mas se vc tiver a possibilidade de AJUDAR COM UMA DOAÇÃO sera de muita ajuda para diminuir as dividas. .Clique aqui para Doar

7ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

30 de maio de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Pai, como o discípulo amado, desejo estar perto de Jesus e ser amado por ele. Seja o testemunho deste amor suficientemente forte para atrair muitos outros discípulos para ele.

PRIMEIRA LEITURA: At 28,16-20.30-31

Leitura dos Atos dos Apóstolos

16Quando entramos em Roma, Paulo recebeu permissão para morar em casa particular, com um soldado que o vigiava. 17Três dias depois, Paulo convocou os líderes dos judeus. Quando estavam reunidos, falou-lhes: “Irmãos, eu não fiz nada contra o nosso povo, nem contra as tradições de nossos antepassados. No entanto, vim de Jerusalém como prisioneiro e assim fui entregue às mãos dos romanos.
18Interrogado por eles no tribunal e não havendo nada em mim que merecesse a morte, eles queriam me soltar. 19Mas os judeus se opuseram e eu fui obrigado a apelar para César, sem nenhuma intenção de acusar minha nação. 20É por isso que eu pedi para ver-vos e falar-vos, pois estou carregando estas algemas exatamente por causa da esperança de Israel”.
30Paulo morou dois anos numa casa alugada. Ele recebia todos os que o procuravam, 31pregando o Reino de Deus. Com toda a coragem e sem obstáculos, ele ensinava as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 10(11)

          — Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.
— Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.

— Deus está no templo santo, e no céu tem o seu trono; volta os olhos para o mundo, seu olhar penetra os homens.

— Examina o justo e o ímpio, e detesta o que ama o mal. Porque justo é nosso Deus, o Senhor ama a justiça. Quem tem reto coração há de ver a sua face.

EVANGELHO: Jo 21,20-25

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar?” 21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?”
22Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!” 23Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?”
24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Chegamos ao termo das festas pascais. Que toda a nossa vida seja um testemunho fiel do Senhor Ressuscitado. Dois pontos para nossa meditação às vésperas de Pentecostes. “Seguir” é o verbo do discípulo. Nem tudo o que Jesus fez e ensinou está na Bíblia, que é a revelação escrita. As últimas palavras de Jesus a Pedro foram: “Tu, segue-me”. Pedro é, em primeiro lugar, discípulo, seguidor do Mestre. Todos os que seguem Jesus formam um só corpo sem distinções, porque a vida e a vocação de todos consistem em “seguir Jesus”. E o redator do Quarto Evangelho termina sua obra dizendo que não escreveu tudo o que Jesus fez. Se tudo o que Jesus fez fosse escrito, o mundo seria pequeno para comportar todos os livros. A revelação é feita por escrito e pela boca, pela Bíblia e pela tradição. Não ande atrás de ilusões, de vaidades passageiras, de si mesmo. Ande atrás de Jesus, que caminha à sua frente.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Na leitura orante de hoje, agradeçamos ao Senhor a semana que vivemos, uma semana muito rica liturgicamente: a última do Tempo Pascal, Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e preparação para a Celebração de Pentecostes. Agradeçamos também a Palavra de Deus que nos acompanhou e nos fortaleceu no dia a dia. Silenciando seu coração, peça ao Espírito Santo a graça de um novo encontro com a Palavra.

Leitura (Verdade)
Quais personagens surgem durante a narrativa? A quem Jesus está instruindo? O que o evangelista quer dizer quando afirma: “Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se todas elas fossem escritas uma por uma, creio que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que seria preciso escrever”?

“Jesus não ditou os Evangelhos, nem foram feitas atas de seus pronunciamentos. Ele formou um grupo de discípulos e suas palavras formam guardadas nos corações. Somente mais tarde, quando muitos não haviam conhecido o Jesus histórico, surgiu a necessidade de colocar no papel as palavras e a vida do Mestre. Os evangelistas não tiveram a preocupação de fazer história, mas de anunciar a adorável pessoa de Jesus. Assim sugiram os três evangelhos sinóticos. Mais tarde, João, com preocupação pastoral, escreveu outro Evangelho às suas comunidades. João se dá conta de que existiam “muitas outras coisas” envolvendo o Mestre. Aí entra o papel da Tradição, fé vivida na comunidade cristã que nos traz preciosas referências.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Qual é a mensagem do Evangelho para a sua vida? O evangelista afirma que Jesus realizou muitas coisas. De quais delas eu recordo? Quais são as muitas obras que o Senhor continua realizando em minha vida? Como a Palavra de Deus, meditada todos os dias, permanece concretamente em mim?

“Cada um de nossos dias seja plasmado pelo encontro renovado com Cristo, Verbo do Pai feito carne: Ele está no início e no fim de tudo, e n’Ele todas as coisas subsistem (cf. Cl 1,17). Façamos silêncio para ouvir a Palavra do Senhor e meditá-la, a fim de que a mesma, através da ação eficaz do Espírito Santo, continue a habitar e a viver em nós e a falar-nos ao longo de todos os dias da nossa vida” (Verbum Domini, 124).

Oração (Vida)
Preparando-nos para celebrar amanhã a Solenidade de Pentecostes, peçamos que o Espírito Santo conserve em nós a Palavra meditada e que ela se transforme em vida na nossa vida. Peçamos também os dons do Espírito Santo.

“Espírito Santo, que reinais nos céus, sois nossa força! Espírito de verdade, presente em toda parte, plenificando o universo, tesouro de todos os bens e fonte de vida, vinde habitar em nossos corações! Libertai-nos de toda culpa e conduzi-nos, por vossa bondade, à salvação. Na força de vosso amor, uni todos os que creem em Cristo! Santificai-os com o fogo de vosso amor. Deus santo, Deus forte, Deus imortal, tende piedade de nós! Curai nossas feridas, por amor de vosso nome, e recebei-nos, enfim, no vosso Reino. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)
A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? Qual apelo ela lhe fez? O que você deseja colocar em prática neste dia?

Bênção

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

[apss_share]