Oração diária, Senhor, tu sabes tudo - Jo 21,15-19

PRECISAMOS MUITO DE SUA AJUDA

Estimados irmãos venho aqui pedir a sua ajuda se possível for. Estamos com uma divida acumulada de R$ 4133,00. Pra complicar minha situação tenho pai acamado. Diante das dificuldades que todos estamos passando compreendo o qto esta difícil para todos, mas se vc tiver a possibilidade de AJUDAR COM UMA DOAÇÃO sera de muita ajuda para diminuir as dividas. .Clique aqui para Doar

7ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

29 de maio de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Pai, torna cada vez mais consistente meu amor a teu Filho Jesus, e confirma minha condição de discípulo que deseja dar testemunho autêntico de sua fé

PRIMEIRA LEITURA:  At 25,13b-21

Leitura dos Atos dos Apóstolos –

Naqueles dias, 13bo rei Agripa e Berenice chegaram a Cesareia e foram cumprimentar Festo. 14Como ficassem alguns dias aí, Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo: “Está aqui um homem que Félix deixou como prisioneiro. 15Quando eu estive em Jerusalém, os sumos sacerdotes e os anciãos dos judeus apresentaram acusações contra ele e pediram-me que o condenasse. 16Mas eu lhes respondi que os romanos não costumam entregar um homem antes que o acusado tenha sido confrontado com os acusadores e possa defender-se da acusação.
17Eles vieram para cá e, no dia seguinte, sem demora, sentei-me no tribunal e mandei trazer o homem. 18Seus acusadores compareceram diante dele, mas não trouxeram nenhuma acusação de crimes de que eu pudesse suspeitar. 19Tinham somente certas questões sobre a sua própria religião e a respeito de um certo Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo. 20Eu não sabia o que fazer para averiguar o assunto. Perguntei então a Paulo se ele preferia ir a Jerusalém, para ser julgado lá. 21Mas Paulo fez uma apelação para que a sua causa fosse reservada ao juízo do Augusto Imperador. Então ordenei que ficasse preso até que eu pudesse enviá-lo a César.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 103(102)

          —O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.
— O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

— Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes.

— O Senhor pôs o seu trono lá nos céus, e abrange o mundo inteiro seu reinado. Bendizei ao Senhor Deus, seus anjos todos, valorosos que cumpris as suas ordens.

EVANGELHO: Jo 21,15-19

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.
16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Amar e seguir são os dois verbos de quem tem alguma função na Igreja. Porque você é um seguidor de Jesus e o ama, sem deixar que nada se coloque entre você e ele, pode assumir cargos e funções na Igreja, que é também uma organização humana. Porque você ama muito a Jesus e ao rebanho, pode ser coordenador, supervisor, presidente, chefe, o que quiser, porque você será sempre, como Jesus, um servidor e, como Jesus, ocupará com alegria e tranquilidade o último lugar. No fim do Tempo Pascal, podemos ouvir os bispos da Nova Zelândia, citados pelo Papa na Exortação sobre a Santidade, dizendo que: “para podermos amar como ele nos amou, Cristo partilha conosco a sua própria vida ressuscitada. Dessa forma, a nossa vida demonstra o seu poder em ação, inclusive no meio da fragilidade humana”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Nesta semana em que nos preparamos para a Festa de Pentecostes – e que é também a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos –, o Evangelho nos apresenta a missão de Pedro, fundamentada no amor incondicional pelo Senhor.
Peçamos: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)
Quais personagens estão presentes nesta narrativa? Em que contexto se dá o diálogo? Quais são os elementos presentes no diálogo de Jesus e Pedro? O que significam os pedidos de Jesus para Pedro: “Apascenta os meus cordeiros” e “Apascenta as minhas ovelhas”?
“Nos evangelhos – sobretudo nos relatos pós-pascais – é frequente o tema da refeição de Jesus com seus discípulos. A mesa é o local do diálogo, da partilha e do amor. Estas refeições evocam a mesa da Eucaristia, celebrada pela Igreja como Memorial de Jesus em seu meio. E nesta refeição, Jesus delega a Pedro a tarefa de cuidar das suas ovelhas. É significativo que Pedro, tendo traído três vezes, supere sua fraqueza com uma inquestionável prova de amor. Ele remete o julgamento ao Mestre: “Tu sabes tudo, tudo sabes que eu te amo”. Jesus não interroga Pedro sobre sua liderança, seus dotes oratórios ou conhecimento da Palavra. Ele quer saber se ele o ama. E Pedro foi plenamente aprovado no vestibular do amor.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Também hoje Jesus me pergunta: “Tu me amas mais do que estes?”. Qual é a medida do meu amor? Eu passaria neste vestibular? Deus está em primeiro lugar em minha vida? Deus está acima dos meus projetos e das propostas mais atraentes?

Oração (Vida)
Recordando a missão que Jesus confiou a Pedro, apresentemos em nossa oração o sucessor de Pedro e pastor de nossa Igreja, o papa Francisco. Rezemos por todas as lideranças religiosas e pela unidade dos cristãos, nesta Semana da Unidade. Rezemos também pelos lideres políticos para que, em nome do amor humano-cristão, trabalhem pela unidade e paz da nação.

Contemplação (Vida e Missão)
De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

[apss_share]