Oração diária O chamado dos apóstolos

São Simão e Judas Tadeu – Ano Litúrgico C

28 de outubro de 2019

ORAÇÃO DO DIA

Pai, transforma-me em apóstolo de teu Filho Jesus para que, movido pelo Espírito, eu possa ser sinal da presença dele neste mundo tão carente de salvação.

PRIMEIRA LEITURA: Ef 2,19-22

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios – Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito. 

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 18(19)

          — Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.

EVANGELHO: Lc 6,12-19

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Jesus escolhe os Doze Apóstolos depois de ter passado uma noite inteira em oração. Só depois, ao amanhecer, ele chamou os discípulos e escolheu Doze para serem apóstolos. Apóstolo significa aquele que é enviado. Jesus os coloca na linha de frente da batalha. São os primeiros a se exporem e a enfrentarem os riscos da missão. Inspirados por eles, por seu exemplo, seguem os demais, todos os discípulos, de todos os tipos. Os discípulos precisam de motivação e a motivação lhes vem dos Doze, de ontem e de hoje. Não temos receio de colocá-los “em cima”, porque o exemplo vem de cima. Entre os escolhidos por Jesus estavam Simão e Judas Tadeu, cuja festa hoje celebramos. Há uma carta no Novo Testamento, escrita por Judas, irmão de Tiago, atribuída a São Judas Tadeu. Seu nome é interpretado como “o prudente”. Simão é chamado de Zelota, o que zela pela Lei de Deus. Dizem que Judas e Simão trabalharam juntos em algum momento e foram martirizados na Pérsia.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Memória litúrgica de São Simão e São Judas Tadeu, apóstolos. Após a leitura do Evangelho, recolha-se e coloque-se na presença de Deus. Situe-se no contexto do Evangelho. Ao sentir-se em sintonia com a Palavra, ore para que o Espírito de Deus aja em você neste momento. Faça uma oração espontânea ou a seguinte oração:
“Espírito Santo de Luz, concedei-me o dom da sabedoria. Que eu tenha o discernimento necessário para distinguir o mal do bem, a mentira da verdade, a discórdia da paz. Que vossa santa sabedoria ilumine os espaços confusos de minha alma. Amém.”

Leitura (Verdade)
“Jesus escolheu doze apóstolos. Após ter caminhado longo tempo com os discípulos, ele escolhe doze deles para serem seus representantes autorizados. Enquanto os teólogos, escribas e toda a cúpula religiosa de Israel não acolhem a Boa-Nova, Jesus institui uma nova liderança, que depois continuará sua obra. A Igreja festeja hoje dois apóstolos relativamente discretos: Simão e Judas, o zelota. O grupo dos apóstolos é bem diversificado, suas qualidades são diferentes, mas todos eles – colunas da Igreja –, após a vinda do Espírito Santo, assumiram com firmeza, anunciaram o Evangelho e morreram mártires. Jesus continua chamando e enviando a muitos e aceita a medida de cada um. Este chamado inclui as mulheres” (Frei Aldo Colombo, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
O que diz o texto? De quem parte a iniciativa do chamado? Qual o significado de ser apóstolo?

Meditação (Caminho)
O que este texto diz a você? Você sente-se incluído(a) no grupo dos escolhidos para uma missão? Tem em você as disposições do(a) discípulo(a) de Jesus? A sua oração produz força de transformação para mudar seus sentimentos ou alguma atitude ao seu redor?

Oração (Vida)
“Divino Espírito Santo, concedei-me o dom da piedade. Que minhas orações sejam pontes de amor, que unam meu coração ao coração de Deus, nosso Pai, e ao coração de meus irmãos. Que meu fervor espiritual se renove sempre, para que minha alma frutifique na fé, na esperança e na caridade. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)
Contemple em silêncio Jesus convidando os 12 apóstolos para segui-lo. Como a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática para responder ao seu chamado?

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas