Liturgia diária 08 de fevereiro de 2016

5ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

10 de fevereiro de 2020

Deseja ler a liturgia diária do dia 09 de fevereiro Clique aqui

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que a misericórdia seja o traço característico do meu modo de ser no trato com os meus semelhantes, de maneira que eu possa atrair, como Jesus, muitas pessoas para ti.

PRIMEIRA LEITURA: 1Rs 8,1-7.9-13

Leitura do Primeiro Livro dos Reis – Naqueles dias, 1Salomão convocou para junto de si, em Jerusalém, todos os anciãos de Israel, todos os chefes das tribos e príncipes das famílias dos filhos de Israel, a fim de transferir da cidade de Sião, que é Jerusalém, a arca da aliança do Senhor.
2Todo o Israel reuniu-se em torno de Salomão, no mês de Etanim, ou seja, no sétimo mês, durante a festa. 3Vieram todos os anciãos de Israel, e os sacerdotes tomaram a arca 4e carregaram-na junto com a tenda da reunião, como também todos os objetos sagrados que nela estavam; quem os carregava eram os sacerdotes e os levitas.
5O rei Salomão e toda a Comunidade de Israel, reunida em torno dele, imolavam diante da arca ovelhas e bois em tal quantidade, que não se podia contar nem calcular. 6E os sacerdotes conduziram a arca da aliança do Senhor ao seu lugar, no santuário do templo, ao Santo dos Santos, debaixo das asas dos querubins, 7pois os querubins estendiam suas asas sobre o lugar da arca, cobrindo a arca e seus varais por cima.
9Dentro da arca só havia as duas tábuas de pedra, que Moisés ali tinha deposto no monte Horeb, quando o Senhor concluiu a aliança com os filhos de Israel, logo que saíram da terra do Egito. 10Ora, quando os sacerdotes deixaram o santuário, uma nuvem encheu o templo do Senhor, 11de modo que os sacerdotes não puderam continuar as funções porque a glória do Senhor tinha enchido o templo do Senhor. 12Então Salomão disse: “O Senhor disse que habitaria numa nuvem, 13e eu edifiquei uma casa para tua morada, um templo onde vivas para sempre”.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 132(131)

         — Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso!
— Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso!

— Nós soubemos que a arca estava em Éfrata e nos campos de Iaar a encontramos: Entremos no lugar em que ele habita, ante o escabelo de seus pés o adoremos!

— Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso, subi vós, com vossa arca poderosa! Que se vistam de alegria os vossos santos, e os vossos sacerdotes, de justiça! Por causa de Davi, o vosso servo, não afasteis do vosso Ungido a vossa face!

EVANGELHO: Mc 6,53-56

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 53tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava.
56E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Conhecemos pessoas doentes. Talvez você mesmo esteja doente. A pessoa fica fraca, tem dores, sente-se abatida. Alguns doentes aceitam a realidade em que se encontram e, com muita paciência, levam a vida adiante. Outros aceitam menos e sofrem se lamentando. Jesus curou muitos doentes e acreditamos que ele continue curando. Cremos em milagres e na intercessão dos santos e das santas, que são amigos de Deus. Quanta gente agradece graças alcançadas! Os Evangelhos unem sempre os milagres à fé. As coisas acontecem de acordo com o que acreditamos.
Quando se diz que Jesus ensinava, era porque ele sabia que somos capazes de aprender. Deus nos deu inteligência e vontade para sermos com ele criadores de tudo o que é bom neste mundo. Ciência e cientistas podem fazer parte dos milagres. São instrumentos da ação de Deus. Jesus não precisa curar diretamente se o bom profissional da saúde for capaz de fazer isso. Dizemos que há jeito para tudo nesta vida, menos para a morte. Estamos falando das nossas capacidades, porque Jesus também dá um jeito na morte. Ele nos ressuscita. Enquanto estamos por aqui, quem está sadio, não aumente nem multiplique os problemas. Procure criar um ambiente sereno e alegre em torno de quem não está bem. Presença silenciosa ajuda muito.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Senhor eu quero crer que o Pai lhe deu o poder para realizar todo o bem a todas as pessoas que se aproximarem e acreditarem no seu poder. Suplico a Jesus a força da fé para crer no seu poder. Rezo com fé a oração que ele mesmo ensinou. Pai nosso que estais no céu. Santificado seja o vosso nome. Venha a nós o vosso Reino. Seja feita a vossa vontade, assim na terra, como no céu. O pão nosso de cada dia dai-nos hoje. Perdoai nossas ofensas, assim como nós perdoamos. Não nos deixei cair em tentação, mas, livrai-nos do mal. Amém.

Leitura (Verdade)
Leio novamente com atenção em cada palavra, buscando o sentido das palavras. Como essa narrativa me toca? identifico o rosto da multidão que vai ao encontro de Jesus. O que buscam as pessoas que ouvem falar da presença de Jesus naquela região? Se eu estivesse no lugar de alguma dessas pessoas teria eu fé na força curativa de Jesus? Como me comportaria?
“Quando tudo corre bem, quando somos felizes, facilmente esquecemos de Deus. Mas quando o sofrimento e a provação batem à nossa porta, logo lembramos e procuramos a Deus. O sofrimento não vem de Deus. Ele quer que seus filhos e filhas sejam felizes. O pecado, que é desordem, introduziu o sofrimento no mundo. Não desejado por Deus, o sofrimento quase sempre ajuda a madurecer. Saímos do sofrimento melhor do que entramos nele. Correr ao seu encontro, tocar sua veste, demonstra confiança naquele que veio para tirar o pecado do mundo. Pela oração e pelos sacramentos vamos ao encontro de Jesus procurando a cura para o corpo e para a alma. Quando nossas forças chegam ao limite, ainda nos resta a graça de Deus.” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Quando o sofrimento bate à nossa porta, então logo nos lembramos de Deus. Mas, Deus quer ser lembrado sempre, na alegria e na dor, no infortúnio e no sucesso, de dia e de noite. “Toda noite banho em lágrimas a minha cama, inundo com elas o meu leito. … Até durante o sono, eu penso em ti Senhor. …Então eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste as minhas maldades. … O ímpio tem muitas dores, mas aquele que confia no Senhor, a misericórdia o cerca. Mas, por ti, Senhor, espero; tu, Senhor meu Deus, me responderás, sempre; na alegria e na dor (Cf. Sl 6, 32, 38, 51, 102).

Oração (Vida)
Rezo com amor as letras do canto: Mais perto de Ti: Mais perto quero estar
Meu Deus de Ti
Mesmo que seja a dor
Que me una a Ti.
Sempre hei de suplicar
Mais perto quero estar
Mais perto quero estar
Meu Deus, de Ti.
Andando triste aqui, na solidão,
Paz e descanso a mim
Teus braços dão;
Nas trevas vou sonhar
Mais perto quero estar
Mais perto quero estar
Meu Deus, de Ti.
Contemplação (Vida e Missão)
Medito nas palavras desse evangelho: “As pessoas reconheceram Jesus. E, todos corriam para ele, ainda que fosse só para tocar as franjas do seu manto. Eu também quero reconhecer a Jesus em todas as circunstâncias de minha vida.

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas