Liturgia diária, Nossa Senhora de Guadalupe - Lc 1,39-47

Nossa Senhora de Guadalupe – Ano Litúrgico A

12 de dezembro de 2019

ORAÇÃO DO DIA

Pai, conduze-me pelos caminhos de Maria, tua fiel servidora, cuja vida se consumou, sendo exaltada por ti. Que, como Maria, eu saiba me preparar para a comunhão plena contigo.

PRIMEIRA LEITURA: Gl 4,4-7

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas

Irmãos, 4quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, 5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 6E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá – ó Pai! 7Assim, já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso, por graça de Deus.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 95(96)

          — Manifestai a sua glória entre as nações.
— Manifestai a sua glória entre as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu Santo nome.

— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!

— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor! Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça”.

EVANGELHO: Lc 1,39-47

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

39Naqueles dias Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

Hoje celebramos Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira de toda a América Latina, que precisa muito dela. “Foi numa linda manhã que a Guadalupana desceu ao Tepeyac. Tinha as mãos postas. Porte e rosto mexicanos. Sua chegada encheu de luz e harmonia todo Anahuac. Pelo monte passava Juan Diego. Com ele elevam à Virgem de Guadalupe o olhar e rezam todos os latino-americanos: Ave Maria, te suplico que cuides de nossas vidas, embora muitas almas estejam vazias ou perdidas. Leva-me a encontrar sabedoria. Muita gente não sabe que a fé move montanhas e pode mudar o que é mau. És cheia de graça. Ilumina-me nos momentos de desgraça. Mãe, a ti o meu louvor.” Assim cantam os compositores mexicanos Emanuel e Alexander Hacha à Virgem de Guadalupe, que escolheu aquele monte para ser o seu altar e deixou sua imagem no manto de Juan Diego. A imagem não é pintura e o pano do manto do índio já dura quase 500 anos. Nos olhos de Maria pode-se ver a cena de São Juan Diego com o bispo e mais 13 pessoas. Foram quatro aparições, a última no dia de hoje, em 1531.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre: Jesus. Rezo com fervor e calma essa belíssima oração da AVE MARIA. Bendigo o fruto de seu ventre: o meu Salvador, o Pão Vivo, o Mestre, o Pastor que assumiu nossa humanidade no ventre de uma mulher. Abro meu coração para que a Palavra de Deus se encarne em mim tornando-me fiel seguidor(a) do Filho de Maria.

Leitura (Verdade)
“Maria é a primeira missionária. Apressadamente se dirigiu a uma cidade de Judá para anunciar a Boa-Nova e oferecer seu serviço a Isabel. Maria, que fizera de si mesma um ofertório para Deus, vai, agora, oferecer seu Filho ao mundo. Ao longo dos tempos, Maria continua visitando seus filhos e filhas, sobretudo nos momentos difíceis, apontando seu Filho como Caminho, Verdade e Vida. Como em Caná, ela percebe que estão faltando coisas importantes e a alegria pode acabar. Hoje celebramos a aparição de Maria, a 9 de dezembro de 1531, no México, ao pequeno índio Juan Diego. Mais de 300 devoções no mundo atestam a preocupação e a ternura de Maria. E ela é louvada em todas as línguas e povos.” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Maria é a primeira missionária. Apressadamente se dirigiu a uma cidade…Maria levou alegria a família de sua prima Isabel. Também eu, posso ser missionário(a) em muitas circunstâncias de minha vida. Também eu, posso levar alegria e entusiasmo para as pessoas que encontro em meu caminhar cristão.

Oração (Vida)
Maria, pede a Deus por mim agora e na hora de minha morte. Rogai também pelos missionários e missionárias que pressurosos deixam sua casa, sua terra, seu país para ajudarem a outros que vivem distantes e em situações de grande necessidade. Conforta a todos com teu amor de mãe. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)
Em silêncio imagino, com minha mente, algum missionário sendo socorrido pelo carinhoso abraço de Maria Mãe de Jesus e primeira missionária. Prometo rezar pelos missionários mais vezes e dar alguma ajuda na medida do que me é possível.

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas