Liturgia diária, Vieram para ouví-lo e serem curados de suas doenças - Lc 6,12-19

Festa de São Judas Tadeu e São Simão – Ano Litúrgico A

28 de outubro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, transforma-me em apóstolo de teu Filho Jesus para que, movido pelo Espírito, eu possa ser sinal da presença dele neste mundo tão carente de salvação.

PRIMEIRA LEITURA: Ef 2,19-22

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios

Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 19

          — Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.

EVANGELHO: Lc 6,12-19

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Hoje celebramos os santos Apóstolos Simão, zelota, e Judas, irmão de Tiago, o Menor. Simão é chamado de zelota e também de cananeu. Cananeu, por causa da terra de Canaã, que é Israel, e zelota por pertencer, talvez, ao grupo dos zelotas, partido judeu radical que pregava a luta armada contra os romanos. Depois da morte de São Tiago, São Simão teria sido o seu sucessor na direção da Igreja de Jerusalém. Outras tradições falam do apóstolo no Norte da África e com São Judas Tadeu na Pérsia. Judas Tadeu, filho de Alfeu, chamado Cléofas, e de Maria, era parente de Jesus. Deixou escrita uma carta, que faz parte do Novo Testamento, e, segundo a tradição, percorreu evangelizando as províncias da Pérsia. A grande devoção do povo católico para com São Judas se deve a Santa Gertrudes, para quem Jesus teria dito que invocasse São Judas Tadeu até nos casos mais desesperados. Ambos foram martirizados e fazem parte do glorioso coro dos Apóstolos.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Celebramos hoje a festa dos Santos Simão e Judas, apóstolos. No Evangelho, depois de um tempo em oração, Jesus chama seus discípulos e escolhe doze entre eles. Também nós, ao longo do dia, ao ouvirmos o convite do Senhor, tenhamos a coragem de nos colocarmos no seu seguimento como discípulos missionários.
Peçamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Relembre outros textos bíblicos em que Jesus se encontra em oração. Observe os elementos presentes na narrativa: oração, montanha, noite, amanhecer, Doze, descer da montanha, multidão… Quem são os Doze escolhidos por Jesus? O que busca a multidão que vai ao seu encontro?
“A tradição das comunidades cristãs oriundas do judaísmo guardava uma lista de doze nomes aos quais se atribuía a liderança da Igreja. Os evangelistas sinóticos inserem esta lista em seus textos. Lucas apresenta a escolha dos doze após uma noite de oração de Jesus. É característico de Lucas, devoto da oração de Jesus, o empenho em registrar estes momentos de intimidade entre Jesus e o Pai, ao longo de seu ministério. A oração ilumina e fortalece a ação missionária. Após a noite de oração na montanha, é necessário descer para ir ao encontro das multidões que anseiam por Jesus, em busca de libertação e vida. Eles vêm da Judeia e das regiões gentílicas vizinhas da Galileia. Jesus os acolhe, sem discriminações. Com suas palavras e sua prática, Jesus eleva os abatidos” (Reflexão de José Raimundo Oliva, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Todo cristão é convidado ao seguimento de Jesus nas suas diversas expressões. O seguimento é um processo de chamado, adesão e resposta. É, ao mesmo tempo, um caminho de identificação com o Mestre, e para isso é preciso assumir algumas exigências próprias do seguimento. Neste momento do encontro da Palavra de Deus com a vida, procure ver o que o texto pode trazer à sua experiência de fé, para enriquecê-la. Que luz nos dá Jesus com sua pessoa e sua mensagem? O que diz o texto a você, hoje? Qual palavra mais chamou sua atenção? Que sentimentos o texto desperta em você? Silencie. Deixe a Palavra de Deus encontrar espaço em sua vida. Examine sua consciência, reveja suas ações, confronte suas atitudes com a mensagem de Jesus.

Oração (Vida)
“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Quais apelos ela despertou em seu coração? Que compromissos deseja concretizar em sua vida?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]