Oração diária Luz do mundo e sal da terra

10ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

07 de junho de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, tenho diante de mim o mundo todo a ser evangelizado. Transforma cada circunstância e cada momento da minha vida em chance para dar testemunho do teu Reino.

PRIMEIRA LEITURA: 1Rs 17,7-16

Leitura do Primeiro Livro dos Reis – Naqueles dias, 7secou a torrente do lugar onde Elias estava escondido, porque não tinha chovido no país. 8Então a palavra do Senhor foi-lhe dirigida nestes termos: 9“Levanta-te e vai a Sarepta dos sidônios, e fica morando lá, pois ordenei a uma viúva desse lugar que te dê sustento”.
10Elias pôs-se a caminho e foi para Sarepta. Ao chegar à porta da cidade, viu uma viúva apanhando lenha. Ele chamou-a e disse: “Por favor, traze-me um pouco de água numa vasilha para eu beber”. 11Quando ela ia buscar água, Elias gritou-lhe: “Por favor, traze-me também um pedaço de pão em tua mão!”
12Ela respondeu: “Pela vida do Senhor, teu Deus, não tenho pão. Só tenho um punhado de farinha numa vasilha e um pouco de azeite na jarra. Eu estava apanhando dois pedaços de lenha, a fim de preparar esse resto para mim e meu filho, para comermos e depois esperar a morte”.
13Elias replicou-lhe: “Não te preocupes! Vai e faze como disseste. Mas, primeiro, prepara-me com isso um pãozinho, e traze-o. Depois farás o mesmo para ti e teu filho. 14Porque assim fala o Senhor, Deus de Israel: ‘A vasilha de farinha não acabará e a jarra de azeite não diminuirá, até o dia em que o Senhor enviar a chuva sobre a face da terra’”.
15A mulher foi e fez como Elias lhe tinha dito. E comeram, ele e ela e sua casa, durante muito tempo. 16A farinha da vasilha não acabou nem diminuiu o óleo da jarra, conforme o que o Senhor tinha dito por intermédio de Elias. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 4

          — Sobre nós fazei brilhar o esplendor da vossa face!
— Sobre nós fazei brilhar o esplendor da vossa face!

— Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça! Vós que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição, atendei-me por piedade e escutai minha oração! Filhos dos homens, até quando fechareis o coração? Por que amais a ilusão e procurais a falsidade?

— Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo, e que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece! Se ficardes revoltados, não pequeis por vossa ira; meditai nos vossos leitos e calai o coração!

— Muitos há que se perguntam: “Quem nos dá felicidade?” Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face! Vós me destes, ó Senhor, mais alegria ao coração, do que a outros na fartura do seu trigo e vinho novo.

EVANGELHO: Mt 5,13-16

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 13“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. 16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Sal que não salga, para que serve? O que fazer com a lâmpada que não acende? O seguidor de Jesus Cristo, chamado de discípulo, que mudou de mentalidade e fixou o coração onde estão as verdadeiras alegrias, é agora sal da terra e luz do mundo. A luz ilumina, o sal conserva e dá sabor. Quando tudo se torna sem graça e sem gosto, o sal é bem-vindo, assim como a luz na escuridão. Aquele que mudou de mentalidade e se pôs com decisão a caminho do Reino tornou-se sal e luz no caminho da ilusão. O iludido desfez a esperança e deixou-se enganar. Pensou ser ouro o que reluz e correu atrás do que não é. Voltou, porém, a esperança, iluminou-se o caminho e o sabor tornou à boca porque a luz brilhou e o sal salgou. Palavras voam, se desfazem e se esquecem. Ações concretas ficam, os gestos permanecem, o que se faz fica na memória e no sentimento. As boas obras precisam existir e precisam ser vistas, não para o louvor de quem as faz, mas para o louvor do Pai que está nos céus. É saudável fazer um exame de consciência sobre as boas ações. O que fiz hoje de bom e de positivo que ajudou as pessoas a andarem? Que atitude de minha parte levou o descrente e sem esperança a perceber que Deus existe? Brilhe com a luz do Pai e ilumine o irmão, dê sabor à vida do iludido.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
No Evangelho de hoje, Jesus se mostra confiante no ser humano e diz que somos portadores do amor e também da misericórdia: “Sois sal da terra e luz do mundo”. Iniciemos a nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Ó Espírito Santo de Deus, venha sobre nós e ilumine-nos, para que compreendamos como o Senhor deseja que vivamos sua Palavra. Amém!”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Vós sois a luz do mundo”, diz Jesus. Faça a leitura do Evangelho de hoje e não esqueça que, por ser muito importante, ela precisa ser bem feita, para que você descubra exatamente o que o texto diz. Qual é o tema central da narrativa? Quais personagens aparecem no texto? Durante a leitura, destaque os verbos e as palavras que mais se destacam. Busque em sua memória outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? O que o Evangelho de hoje lhe transmite? Neste passo da leitura orante, passo da meditação, tenha em mente o Evangelho e escute o que o Senhor lhe diz. No texto, vemos que quem segue Jesus Cristo, quem é batizado, deve ser luz no caminho do irmão, “sal da terra e luz do mundo”. Escute o que o Senhor tem a lhe dizer, medite a sua Palavra.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que você gostaria de dizer ao Senhor? Este é o momento em que você abre o coração e conta para o Senhor o que se passa com você. Nesta oração, você deve desejar uma vida nova, que tem como base a Palavra de Deus. Diga ao Senhor da vida o que deseja, apresente-lhe suas intenções e reze pelas pessoas e pelas realidades que o(a) cercam.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Olhe para dentro de seu coração e procure perceber o que se passa em seu interior e o que a Palavra de Deus o(a) levou a experimentar. Sintetize este momento de oração em uma palavra ou em um propósito a ser vivido durante o dia. Esse é o fruto da leitura orante que você ofertará ao Senhor.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]