Liturgia diária A vossa tristeza se transformará em alegria... - Jo 16,16-20

PRECISAMOS MUITO DE SUA AJUDA

Estimados irmãos venho aqui pedir a sua ajuda se possível for. Estamos com uma divida acumulada de R$ 4183,00. Pra complicar minha situação tenho pai acamado. Diante das dificuldades que todos estamos passando compreendo o qto esta difícil para todos, mas se vc tiver a possibilidade de AJUDAR COM UMA DOAÇÃO sera de muita ajuda para diminuir as dividas. .Clique aqui para Doar

6ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

21 de maio de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que o meu testemunho de vida cristã seja tal, que as pessoas possam “ver” Jesus nas minhas palavras e nos meus gestos de amor ao próximo.

PRIMEIRA LEITURA: At 18,1-8

Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, 1Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. 2Aí encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que acabava de chegar da Itália, e sua esposa Priscila, pois o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo entrou em contato com eles. 3E, como tinham a mesma profissão – eram fabricantes de tendas – Paulo passou a morar com eles e trabalhavam juntos.
4Todos os sábados, Paulo discutia na sinagoga, procurando convencer judeus e gregos. 5Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo dedicou-se inteiramente à Palavra, testemunhando diante dos judeus que Jesus era o Messias. 6Mas, por causa da resistência e blasfêmias deles, Paulo sacudiu as vestes e disse: “Vós sois responsáveis pelo que acontecer. Eu não tenho culpa; de agora em diante, vou dirigir-me aos pagãos”.
7Então, saindo dali, Paulo foi para casa de um pagão, um certo Tício Justo, adorador do Deus único, que morava ao lado da sinagoga. 8Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com toda a sua família; e muitos coríntios, que escutavam Paulo, acreditavam e recebiam o batismo.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO

          — O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

EVANGELHO: Jo 16,16-20

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos – 6“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.
18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’
20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

Comentário do Evangelho

“Um pouco de tempo, e não mais me vereis; e mais um pouco, e me vereis de novo.” São palavras de Jesus a seus discípulos anunciando sua partida. Terminou seu tempo nesta terra. Já não o verão na forma humana, mas ele voltará no Espírito Santo. Em Corinto, Paulo procura convencer os judeus de que Jesus é o Messias. Os judeus esperavam a vinda de um ungido de Deus para a libertação de Israel. Nem todos descreviam a vinda do Messias da mesma forma, mas esperavam por ele. A pregação de Paulo nas sinagogas fora de Israel era simples em seu conteúdo: “Esperamos pelo Messias. Ele já veio. É Jesus de Nazaré”. Depois desse anúncio começavam as divergências. Era preciso ainda afirmar que Jesus de Nazaré é Deus. Os teólogos procuram colocar em palavras humanas as verdades divinas. Buscam a ajuda de ciências auxiliares e elaboram textos para nossa compreensão. Falamos do Pai, de Jesus e do Espírito com palavras humanas, que não podem expressar com exatidão o que Deus é em si mesmo. A verdade divina encarnada aceita a limitação humana.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Neste dia, coloquemo-nos à disposição de Deus, que fala conosco por meio de sua Palavra de vida. O Espírito Santo é quem nos dará a graça de compreender o que Deus quer falar-nos por meio do seu Evangelho. Tenhamos a humildade de pedir-lhe que venha sobre nós e que encha nosso coração com o fogo do seu amor, para que escutemos a Palavra do Pai com os ouvidos e com o coração.

. Oro: Dá-me um coração humilde, um coração reto para que eu possa ser fiel aos teus olhos, Senhor. Dá-me um coração humilde para que eu possa viver sempre no teu amor. Sim, um coração semelhante ao teu, manso e humilde.

Leitura (Verdade)
Este é o momento de compreender o texto. O que diz o Evangelho de hoje? Leia-o com calma, atentamente e observe o que significa: ‘Um pouco de tempo e não mais me vereis, e mais um pouco, e me vereis de novo’ e ‘Eu vou para junto do Pai’: “O que é esse ‘pouco’ segundo as palavras de Jesus? Quais são os movimentos do Espírito?
“Em sua despedida dos discípulos, Jesus garante que a tristeza será substituída pela alegria. A tristeza será causada pela morte violenta pela qual Jesus vai passar. A alegria que virá com a ressurreição será completa e não poderá ser retirada dos discípulos. Sempre teremos dificuldade de entender as coisas de Deus. Nossos pensamentos não são os pensamentos de Deus, nossos caminhos não são os caminhos de Deus. Só o Espírito Santo pode revelar os desígnios de Deus. Mesmo os fatos aparentemente mais negativos sempre nos revelam alguma luz. A subida de Jesus, sentando-se ao lado do Pai, determina o nascimento da Igreja que é conduzida pelo Espírito Santo. As dificuldades do caminho são superadas pela certeza da fé.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o este Evangelho diz para mim? Qual palavra encontra sintonia com a realidade que estou vivendo? O que a Palavra me comunica neste dia? Em silêncio, escuto o que Deus tem a me dizer por meio de sua Palavra.

Oração (Vida)
Recolha-se neste momento para fazer sua oração e pergunte-se o que o texto o(a) leva a dizer ao Senhor. Apresente-lhe suas necessidades, suas intenções e as pessoas com as quais você deseja estar unido(a) nesta oração.
A ti, Senhor, Deus todo-poderoso, elevo meu coração e meu olhar, para que tenhas compaixão de mim e me faças ver tudo como tu vês. Inunda de tua luz o coração humano, para que ele se plenifique de vida, de bondade e de misericórdia. Esteja sempre a nossa frente com tua luz para que fortalecidos com tua presença sejamos testemunhas autênticos de teu Reino.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? No silêncio do seu coração, o que você sente ressoar? O que experimenta neste momento? Dê nome ao que sente e procure, durante o dia, voltar a se alimentar dessa Palavra.

Bênção
Benção da saúde:

  • O Senhor esteja convosco.
  • Ele esta entre nós.
  • Oremos: Senhor nosso Deus, que enviastes vosso Filho ao mundo para carregar as nossas enfermidades e levar sobre si as nossas dores, nós vos suplicamos por todas as pessoas doentes para que com a paciência fortalecida e a fé renovada superem a doença por vossa benção e voltem a gozar saúde por vossa ajuda.
  • Por Cristo Nosso Senhor.
  • Amém.
  • Deus de toda a consolação , que cuida de tidas as criaturas, vos dê a sua benção.
    Amém.
    Ir. Carmen Maria Pulga

Confira a Homilia da Ascenção do Senhor – A.Clique aqui